Por intermédio do advogado Renato Otávio Zangirolami (OAB/MS 12.559), com escritório em , o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, concedeu na segunda-feira (12) o Habeas Corpus para J.A.G, L.A.S e J.I.N acusados de tráfico, receptação e associação. Ambos foram presos em flagrante no dia 1 de novembro deste ano.

O Juízo da Comarca de Itaporã para a da prisão dos acusados converteu o flagrante em prisão preventiva, justificando a apenas na necessidade de garantir a manutenção da ordem pública e conveniência da instrução processual.

Contudo, segundo o advogado de defesa Renato Otávio Zangirolami, para a manutenção da prisão preventiva de alguém antes do julgamento definitivo seria necessário apontar elementos concretos existentes no processo, o que não ocorreu.

Diante disso o advogado impetrou um Habeas Corpus em favor dosacusados justificando a revogação da prisão decretada porque o juiz não fundamentou adequadamente sua decisão. O julgamento do Habeas Corpus ocorreu ontem e os desembargadores do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concederam por unanimidade o pedido feito pelo advogado Renato Otávio, contrariando, inclusive, o parecer do Ministério Público que insistia pela manutenção da prisão.

O advogado de defesa acrescentou ainda ser inaceitável alguém ser preso preventivamente com base apenas na gravidade abstrata do quando existe na Constituição o principio da Presunção da Inocência. Os acusados aguardarão o julgamento dos crimes em liberdade.