Uma semana após um grupo de professores em greve hostilizarem o governador de São Paulo, (PSDB), a prendeu três manifestantes nesta quarta-feira, 24, durante evento na cidade de Francisco Morato. A PM usou gás de pimenta, cassetetes e escudos para evitar que os cerca de 30 supostos integrantes da Apeoesp se aproximassem do tucano.

Quarenta policiais militares da Força Tática tentaram impedir que os manifestantes usassem apitos e gritassem palavras de ordem próximos ao palanque onde Serra estava – o governador participava da inauguração de um hospital. Parte dos professores do Estado de São Paulo estão em greve desde o início para pedir reajuste salarial.

“A gente veio preparado. Na semana passada, tentaram jogar uma pedra no governador”, disse o comandante do 23º Batalhão da PM, José Carlos de Campos Junior. Questionado sobre um dos policiais que, durante o tumulto, disse que iria “descer a porrada”, o PM respondeu: “Vocês imaginam como são momentos de calor”. “Às vezes, se perde a cabeça, mas não existe isso de baixar a porrada”.

Segundo o policial, os manifestantes foram detidos por desobediência e desacato.