Pular para o conteúdo
Polícia

Carceragem m Queimados (RJ) era controlada por presos, constata Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro descobriu hoje (4) que a carceragem da Polinter em Queimados, na Baixada Fluminense, era administrada pelos próprios presos. Os promotores foram ao local com agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) verificar denúncias […]
Arquivo -

O Ministério Público do Estado do descobriu hoje (4) que a carceragem da Polinter em Queimados, na Baixada Fluminense, era administrada pelos próprios presos. Os promotores foram ao local com agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) verificar denúncias de que os policiais civis responsáveis pela Polinter em Queimados estariam recebendo dinheiro dos presos.

Na carceragem, há cerca de 150 homens presos que aguardam julgamento.

Na visita, os promotores e os agentes constataram que os detentos tinham as chaves da carceragem, faziam revista nos visitantes e tomavam conta da portaria organizando a entrada e saída de pessoas no local.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que a corregedoria combate essas ações. Segundo ele, é preciso fazer um trabalho preventivo para que não ocorra esse tipo de situação. “O combate a essas situações é eficiente, mas temos que ser proativos. Devemos prevenir e não combater só depois que acontece, mostrando para a sociedade não a capacidade de reagir, mas de antecipar.

Segundo o promotor Jorge Magno, que participou da operação, os presos é que faziam a administração da carceragem. “Havia os prisioneiros que estavam na cela e os que ficavam circulando, os chamados presos de confiança. Eles que faziam os contatos com os outros presos e também realizavam a entrega de comida e roupas, transmitiram recados e controlavam as visitas. Resumindo, a administração da carceragem era feita pelos presos”, afirmou.

De acordo com Magno, um inquérito policial deverá ser instalado na Polinter para averiguar a situação. Os policiais que estavam de plantão foram encaminhados para a corregedoria para um delegado tomar as medidas cabíveis. “No mínimo, um inquérito policial deverá ser instaurado”, disse o promotor.

Durante a operação, foram apreendidos um revólver calibre 38 com a numeração raspada, um caderno de contabilidade, R$ 200 em dinheiro, 16 celulares, dez carregadores e uma máquina fotográfica.

A operação foi realizada para cumprir mandados de busca e apreensão e verificar uma denúncia da promotoria de Paracambi, na Baixada Fluminense, que informou que na Polinter havia diversas irregularidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira