Pular para o conteúdo
Opinião

Vítimas esquecidas de 64

Aristóteles Drummond
Admin -
Aristóteles Drummond - Jornalista e Grande Benemérito da Associação Comercial do RJ

Tradição da civilização ocidental e judaico-cristã é a de reverenciar e lembrar os que morreram vítimas de atos que não devem de ser repetidos. 

Muito boa a lembrança que traz o filme “Ainda estou aqui”, que lembra o deputado Rubens Paiva, um homem cheio de ideais, supostamente comunista e que honestamente aparentava acreditar na via revolucionária, o que o levou a algum envolvimento com aqueles movimentos. Infelizmente acabou incluído na lista dos desaparecidos naqueles anos de combate, com tantas mortes.

As esquerdas não param de recordar seus mortos, geralmente militantes, enquanto os do centro democrático e das direitas não lembram os seus que tombaram, inocentes na maioria dos casos, sem militância política.

O primeiro ato de terror foi no Recife, em julho de 66, em atentado à bomba no aeroporto que visava o General Costa e Silva. Na ocasião, entre os mortos, estavam o Almirante Nelson Fernandes e o jornalista Edson Régis. Entre os casos de vítimas da ação revolucionária, chocou, sobretudo os oficiais sediados no Rio, a execução do Major José Julio Toja Martinez, cruelmente fuzilado por uma guerrilheira, e dos agentes federais que acompanhavam o embaixador alemão quando do de que foi vítima. Foram muitas as famílias marcadas por aqueles anos, e parte dos militantes acabou por reconhecer o equívoco.

O notável e admirável Fernando Gabeira – que estava entre os sequestradores do embaixador Charles Elbrick, dos EUA –, grande parlamentar e jornalista, com coragem moral e impecável honestidade intelectual, declarou que o grupo que atuava pela via armada era comprometido com a ditadura do proletariado vigente na URSS e não com a democracia clássica, que a oposição política ao regime queria restabelecer.

A lembrança da Intentona Comunista de 1935, que matou oficiais no Rio, Recife e , chocando e marcando nossos militares, sempre mereceu um ato para reverenciar os mortos na Praia Vermelha, no . Agora não é mais lembrada a noite infame de 27 de novembro, e se questiona a veracidade do covarde de oficiais que dormiam. E os arquivos do Exército são claros em registrar o que se passou na Urca e no Campo dos Afonsos, onde um dos heróis foi o grande brasileiro e brigadeiro Eduardo Gomes.

O historiador Hélio Silva tem livro que detalha aquele movimento e a coleção dos jornais estão disponíveis, além de pronunciamentos do então presidente Getúlio   Vargas.

Defender a democracia é também lembrar dos momentos em que estivemos sob risco de ingressar no sombrio mundo do comunismo, que ainda pune o querido povo cubano, sem pão e sem liberdade. 

Deve-se respeitar os brasileiros que dedicaram seu apoio e reconhecimento aos anos de regime autoritário, referendado pelo Congresso, em que se teve liberdade para trabalhar e empreender, com ordem e que fez o Brasil em 20 anos sair da 46ª economia mundial para a oitava. 

Partidários, críticos e opositores de 64 são todos brasileiros e não se deve alimentar divisões, despertar ressentimentos e falsear a verdade histórica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que tem a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de certame com salário até R$ 41,8 mil

Últimas Notícias

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)

Cotidiano

Burro escapa de chácara e é capturado após caminhar 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital

Sem Categoria

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

Governo vai realizar dia D de vacinação no estado para conter o avanço da doença