Pular para o conteúdo
Opinião

Monteiro Lobato atual

Aristóteles Drummond
Admin -
Aristóteles Drummond - Jornalista e Grande Benemérito da Associação Comercial do RJ

Ao apanhar na estante, aleatoriamente, um livro para leitura em voo longo, pego Urupês, de Monteiro Lobato, que reúne contos que consagrou o autor fora da literatura infantil em que se destacou a ponto de ser até hoje a maior referência nacional.

O Monteiro Lobato ecologista, ambientalista e nacionalista é muito conhecido. Seus textos foram os primeiros e mais importantes no que toca a então inexistente educação ambiental, que não perderam atualidade.

Ocorre que, por mais incrível que possa aparecer, escapou aos governantes e legisladores uma sugestão que deveria merecer exame e ser aproveitada, se não na íntegra, em parte. Lobato, preocupado com a prática de queimadas anuais nas terras cultivadas, inclusive na sua região no Vale do Paraíba, observou que, pela dimensão do Brasil, o controle ficava muito difícil. Estamos falando dos anos 20. E despretensiosamente chegou, no texto publicado, a sugerir que o controle deveria ser dos municípios, descentralizando a tarefa em todo território nacional. Realmente, se cada município tivesse os recursos e pessoal para fiscalizar, hoje com a consciência ecológica e ativismo, a ação do poder público poderia ser mais eficiente. E por se tratar da realidade social e econômica, também afastaria o uso radical e indevido, pois política ambiental não pode nem deve travar projetos de resgate da população excluída e sofrida,especialmente na pobre região amazónica. O assunto pede bom senso.  

Monteiro Lobato, aliás, foi alvo de narrativas sem base na verdade. Nunca foi comunista, nem socialista, era nacionalista e a proximidade com os comunistas da época se deu pela questão do petróleo, que defendia ser explorado por empresas nacionais. Sua pregação era anterior à criação da Petrobras e do monopólio. Defendia empresas nacionais sem discriminar.

Na mesma época, o dr. Adhemar de Barros sofria veto eleitoral da igreja, pois, ao se candidatar ao governo paulista, teve o apoio dos comunistas e apoiou o candidato ao senado Candido Portinari. Aliás, foi Adhemar quem criou o município de Monteiro Lobato, no distrito de São José dos Campos, onde o escritor tinha sua fazenda. Nem um nem outro era comunista. 

Incorporar os municípios no controle de crimes ambientais, sob fiscalização federal, pode ser uma maneira de garantir confiabilidade à nossa agricultura acossada por denúncias de irregularidades nem sempre verdadeiras.

Um gênio como Monteiro Lobato é imortal mesmo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue