Pular para o conteúdo
Opinião

Monteiro Lobato atual

Aristóteles Drummond
Admin -
Aristóteles Drummond - Jornalista e Grande Benemérito da Associação Comercial do RJ

Ao apanhar na estante, aleatoriamente, um livro para leitura em voo longo, pego Urupês, de Monteiro Lobato, que reúne contos que consagrou o autor fora da literatura infantil em que se destacou a ponto de ser até hoje a maior referência nacional.

O Monteiro Lobato ecologista, ambientalista e nacionalista é muito conhecido. Seus textos foram os primeiros e mais importantes no que toca a então inexistente educação ambiental, que não perderam atualidade.

Ocorre que, por mais incrível que possa aparecer, escapou aos governantes e legisladores uma sugestão que deveria merecer exame e ser aproveitada, se não na íntegra, em parte. Lobato, preocupado com a prática de queimadas anuais nas terras cultivadas, inclusive na sua região no Vale do Paraíba, observou que, pela dimensão do Brasil, o controle ficava muito difícil. Estamos falando dos anos 20. E despretensiosamente chegou, no texto publicado, a sugerir que o controle deveria ser dos municípios, descentralizando a tarefa em todo território nacional. Realmente, se cada município tivesse os recursos e pessoal para fiscalizar, hoje com a consciência ecológica e ativismo, a ação do poder público poderia ser mais eficiente. E por se tratar da realidade social e econômica, também afastaria o uso radical e indevido, pois política ambiental não pode nem deve travar projetos de resgate da população excluída e sofrida,especialmente na pobre região amazónica. O assunto pede bom senso.  

Monteiro Lobato, aliás, foi alvo de narrativas sem base na verdade. Nunca foi comunista, nem socialista, era nacionalista e a proximidade com os comunistas da época se deu pela questão do petróleo, que defendia ser explorado por empresas nacionais. Sua pregação era anterior à criação da Petrobras e do monopólio. Defendia empresas nacionais sem discriminar.

Na mesma época, o dr. Adhemar de Barros sofria veto eleitoral da igreja, pois, ao se candidatar ao governo paulista, teve o apoio dos comunistas e apoiou o candidato ao senado Candido Portinari. Aliás, foi Adhemar quem criou o município de Monteiro Lobato, no distrito de São José dos Campos, onde o escritor tinha sua fazenda. Nem um nem outro era comunista. 

Incorporar os municípios no controle de crimes ambientais, sob fiscalização federal, pode ser uma maneira de garantir confiabilidade à nossa agricultura acossada por denúncias de irregularidades nem sempre verdadeiras.

Um gênio como Monteiro Lobato é imortal mesmo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ao pedir água, homem rouba carro de pastor às margens da BR-040

Rapaz sofre descarga elétrica e cai de telhado enquanto realizava serviço em MS

Gonet defende julgamento de Bolsonaro no STF

Carreta carregada com gado tomba na MS-395 entre Brasilândia e Taquarussu

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Deputado Brazão, acusado da morte de Marielle, coloca tornozeleira e deve deixar MS

Fundação de Cultura repassa R$ 6 milhões para Festival América do Sul

Lucas e Pablo Maia vão a campo, mas seguem como desfalques do São Paulo contra o Cruzeiro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Em mais uma aparição surpresa , Papa Francisco visita Basílica Santa Maria, Maior para rezar

Mesmo em recuperação de uma pneumonia bilateral grave, o papa Francisco, de 88 anos, continua surpreendendo os fiéis com aparições públicas.

Polícia

Deputado Brazão, acusado da morte de Marielle, coloca tornozeleira e deve deixar MS

A soltura do parlamenta ocorreu após a decisão do ministro Alexandre de Moraes

Le Blog Maria Antonia

Morre Ted Kotcheff, diretor de “Rambo”, aos 94 anos

O renomado cineasta canadense Ted Kotcheff faleceu aos 94 anos. De acordo com informações do site TMZ, o filho do diretor, Thomas Kotcheff, revelou que ele morreu pacificamente na sexta-feira (11), cercado pela família em um hospital no México. A causa da morte não foi divulgada. Kotcheff ficou mundialmente conhecido por dirigir Rambo – Programado … Continued

Cotidiano

Evento que elegerá ‘Miss Vira-Lata’ acontece neste domingo em Campo Grande

O evento busca arrecadar fundos para Ongs animais de Campo Grande