Pular para o conteúdo
Opinião

Juventude transviada no Carnaval

Wilson Aquino
Admin -
Compartilhar

No país do Carnaval, cuja fama sensual há décadas transcendeu fronteiras, atraindo turistas de todo o mundo, preocupa o número crescente de jovens mergulhados na bebida, no desregrado e nas drogas. Muitas famílias lutam, sem sucesso, para conter filhos e filhas, mesmo adolescentes, que desafiam os pais para participar de noitadas intermináveis. Esse cenário tem levado a uma geração sem propósito, desconectada dos valores familiares e espirituais.

Não por acaso, os maiores índices de natalidade no ocorrem nove meses após o Carnaval. Também é preocupante o aumento de casos de aborto e suas consequências físicas e psicológicas. O que se vê são jovens perdidos, desviados do caminho que os levaria a uma vida digna e honrada. Muitos deles fazem parte da chamada geração “nem-nem”, que não trabalha nem estuda. Segundo o , mais de 4,3 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos encontram-se nessa condição, um reflexo da falta de perspectivas e do despreparo para o futuro.

Obviamente, há exceções. Há aqueles que participam dos festejos de Carnaval sem se entregarem aos excessos, mas estão em um ambiente repleto de armadilhas. O maior problema está na maioria que age como se não houvesse amanhã, sem medir as consequências de seus atos. Infelizmente, o poder público limita-se a campanhas superficiais que apenas incentivam o uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, sem abordar a raiz do problema: a falta de orientação moral e espiritual.

Felizmente, existem famílias que conseguem guiar seus filhos para longe dessas tentações, incentivando-os a participarem de atividades edificantes. Muitos jovens, ao invés de se perderem nos blocos de rua e nos excessos carnavalescos, escolhem simplesmente ficar em casa ou participar de eventos mais seguros e saudáveis, como acampamentos religiosos, durante o Carnaval. Nesses eventos, eles praticam esportes, fortalecem os laços familiares e sociais, respeitam o próximo e, sobretudo, recebem ensinamentos preciosos sobre a Palavra de Deus.

A igreja desempenha um papel crucial na formação moral e espiritual da juventude. Como ensina Provérbios 22:6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” É no alicerce cristão que a pessoa cresce e se fortalece como cidadão exemplar, capaz de diferenciar, com felicidade e segurança, o certo do errado. Daí a importância de se trabalhar essa aproximação.

Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias enfatizam a importância de uma juventude focada em princípios elevados. Segundo o Élder Dieter F. Uchtdorf, “o verdadeiro propósito da vida não é se entregar a prazeres momentâneos, mas sim crescer espiritualmente e se preparar para um futuro de felicidade eterna.” Jovens que seguem esses princípios sabem que devem “evitar a aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5:22) e buscar o que é virtuoso, amável e digno de louvor.

Certamente, a presença de um jovem em meio ao Carnaval desregrado, rodeado por drogas, álcool e influências negativas, é uma situação de risco extremo que as famílias devem evitar a todo custo. Como alertou o apóstolo Paulo: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

A juventude precisa de diretrizes claras e exemplos sólidos dentro de casa e na comunidade. Cabe aos pais e líderes religiosos reforçarem esses ensinamentos, mostrando que há um caminho seguro, longe da destruição moral e espiritual. A verdadeira liberdade não está em fazer o que se quer, mas em escolher o que é certo. Afinal, como disse Jesus Cristo: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Não ignorar essa crise silenciosa que destrói o futuro de tantos jovens e dilacera o coração de tantas famílias. O que parece ser apenas uma diversão momentânea pode ter consequências irreversíveis, afastando esses jovens do caminho do bem e das oportunidades de uma vida digna. Os efeitos dessa degradação ultrapassam a esfera individual, afetando a sociedade como um todo, tornando-a mais violenta, menos empática e mais distante dos princípios que sustentam uma convivência harmoniosa.

No entanto, há esperança. A solução não está apenas no combate às drogas ou no endurecimento das leis, mas na reconstrução de valores dentro do lar e no fortalecimento da fé. A juventude precisa ser resgatada pelo amor, pela educação e pelo compromisso com princípios eternos. É preciso oferecer caminhos alternativos, espaços de crescimento e aprendizado, onde esses jovens possam sentir o verdadeiro sentido da vida. Como Cristo ensinou, Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Seguir Seus ensinamentos é a única forma de iluminar o caminho daqueles que, hoje, vivem na escuridão da perdição, transviados.

 *Jornalista e Professor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados