Pular para o conteúdo
Opinião

Excelência elétrica do Brasil

Aristoteles Drummond
Admin -

O setor elétrico brasileiro, na gestão do admirável brasileiro que foi Mario Bhering, marcante na Cemig e na Eletrobras, que presidiu nos governos Médici e Tancredo-Sarney, e que com o general Costa Cavalcanti foi responsável pela obra de Itaipu, criou a Memória da Eletricidade, para preservar a história de uma área relevante no processo de desenvolvimento do país.

O trabalho realizado por um pequeno grupo de abnegados funcionários inclui edições como os livros com entrevistas biográficas de homens de valor como José Antonio Muniz Lopes e José Luiz Alquéres, que são referências de importantes momentos na vida da Eletrobras.

Impressiona encontrar nos dois preciosos livros brasileiros especiais que passaram pelo setor, sem dúvida o mais respeitado antes da estatização, durante os anos de estatal, sempre com grandes obras, com excelência técnica e sem suspeições de mau uso do dinheiro público.

Anos dos governos militares até FHC, com dirigentes em diferentes funções como João Camilo Pena, Eliseu Resende, Astrogildo Quental, Flávio Decat, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, José Marcondes de Brito, César Cals, Aureliano Chaves, Altino Ventura, Antonio Carlos Holtz, Firmino Sampaio e Delcídio do Amaral, entre outros. E quando abrigava indicações políticas, eram para homens de espírito público. O depoimento de Muniz Lopes aponta para a grande contribuição do ex-governador de Mato Grosso José Garcia e seu filho Robério, no suprimento da região, base do progresso atual do . Ambos foram diretores da Eletronorte.

A velha guarda do setor, a começar por José Antonio, está entre os maiores conhecedores da Amazônia, do potencial energético a ser explorado. Muito se deixou de fazer pela ação nefasta de membros do Ministério Público e até prelados da Igreja Católica. A obra de Belo Monte foi fator de aumento significativo na qualidade de vida de milhares de brasileiros beneficiados com as compensações e royalties. Em nome do meio ambiente, manifestações de indiferença com a qualidade de vida da população. Entre as cidades no Pará mais bem atendidas em serviços básicos, estão aquelas em torno dos reservatórios de Tucuruí e Belo Monte. E obras fundamentais, como Cotingo, em Roraima, até hoje não saíram do papel.

O precisa resgatar sua tradição de empresas de engenharias eficientes nas obras públicas de porte envolvidas nos casos de de maneira equivocada, pois não foram autoras, mas vítimas da extorsão.

Os privados de fora do setor, hoje presentes em distribuidoras, nem sempre têm sido felizes nos resultados por desconhecerem particularidades especiais do universo da

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados