Advogada troca de carreira para se dedicar mais aos filhos
Wilson Aquino
Admin –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Preocupada com esses tempos modernos em que tablets, celulares e televisores se tornaram as “babás modernas”, enquanto as brincadeiras ao ar livre, tão necessárias para o fortalecimento físico e emocional das crianças são deixadas de lado, a advogada campo-grandense Raissa de Aguiar Geller Melo. Mãe de Graziela, 12; Beatriz, 9; Teodoro, 6; e Mathias, 3, resolveu abandonar o direito para abraçar outra profissão: a pedagogia, que exige menor carga horária de trabalho, para dedicar mais tempo à educação e ao desenvolvimento dos filhos.
Para essa mudança de profissão, Raissa teve não só o apoio do marido, Everton Souza de Melo como sua maior participação em todo esse processo de criação das mais variadas alternativas de brincadeiras e aventuras com as crianças. Eles também mudaram para a periferia da cidade, para que tivessem mais espaço verde para explorar, conhecer e interagir com a natureza e um olhar especial para os insetos, animais domésticos e do campo.
Essa família colhe inúmeros benefícios graças à decisão de Raissa e Everton de priorizar a participação ativa na vida dos filhos. Com a mudança de profissão de Raissa, ela conseguiu dedicar mais tempo e atenção ao desenvolvimento emocional e intelectual das crianças. Graziela, Beatriz, Teodoro e Mathias passaram a desfrutar de um ambiente enriquecedor, onde brincadeiras ao ar livre e o contato com a natureza estimularam não apenas a criatividade, mas também a saúde física e o fortalecimento de vínculos familiares. A interação constante com os pais promoveu segurança emocional e valores como companheirismo, respeito e curiosidade pelo mundo ao redor.
A escolha de morar na periferia da cidade, cercados por espaços verdes, trouxe um impacto positivo ainda maior. As crianças, com o incentivo e a participação ativa de Everton, tiveram a oportunidade de explorar a natureza, observar animais e insetos, e desenvolver um olhar atento para o cuidado com o meio ambiente. Essa rotina de aventuras e aprendizados contribuiu para a formação de valores sólidos e experiências inesquecíveis, além de fortalecer o relacionamento familiar, criando uma base de amor e união que será carregada por toda a vida.
Além de transformar a rotina familiar, Raissa também leva essa visão para a escola onde atua como pedagoga, em uma EMEI de Campo Grande. Ela orienta outros pais sobre a importância de permitir que as crianças vivam plenamente a infância, o que tem gerado uma verdadeira mudança de comportamento, tanto nas famílias quanto na vizinhança. Agora, é comum ver crianças brincando juntas em sua região, inventando jogos e explorando o mundo ao redor, como deveria ser.
“É lamentável vermos que a infância das crianças está sendo roubada, quer pelos meios eletrônicos, pela tecnologia ou pela saída dos pais de casa, para o mercado de trabalho”, afirma Raissa lembrando que muitos filhos ficam sozinhos em casa ou quando muito, aos cuidados de pessoas idosas, que não têm nenhuma disposição de correr e brincar com elas.
Raissa tem testemunhado muitas crianças perdendo a infância muito cedo porque não são instruídas para viver plenamente esse importante período. “Brincando que elas desenvolvem habilidades motoras, aprendem a socializar, experimentam a resolução de problemas e constroem sua autoconfiança. Além disso, a interação com outras crianças e com adultos da família enriquece suas experiências, oferecendo um equilíbrio entre afeto, aprendizado e diversão”.
Ela afirma também que as brincadeiras também têm um impacto direto no desenvolvimento cognitivo. Ao brincar de faz de conta, por exemplo, a criança explora sua criatividade, desenvolve a linguagem e aprende a lidar com situações sociais. Essas atividades preparam o cérebro para tarefas mais complexas, como a resolução de problemas e a tomada de decisões. Estudos indicam que crianças que brincam regularmente têm maior facilidade em processar emoções e construir relações saudáveis ao longo da vida.
Outro aspecto importante é o impacto das brincadeiras no combate ao sedentarismo infantil. A falta de atividades físicas e o excesso de telas estão diretamente ligados ao aumento dos índices de obesidade infantil, que é hoje um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Brincar ao ar livre, correr, pular corda ou até mesmo jogar bola no quintal são formas simples, mas extremamente eficazes, de promover a saúde física das crianças e de aumentar a boa relação com os pais, quando esses também participam dessas atividades.
Muitas crianças e adolescentes, por conta desse desequilíbrio, estão ficando doentes, com elevados índices de depressão, ansiedade e outros problemas que as tornam reclusas e até agressivas.
A criança que têm uma infância normal, com muitas atividades recreativas, estão sempre produzindo endorfinas, cerotonina e outros hormônios do prazer e da alegria. Crescem saudáveis e aprendem melhor tudo o que é ensinado.
Como pedagoga, Raissa tem um sonho, de fazer uma monografia nesse sentido, “quem sabe, uma tese de mestrado sobre a importância da infância na formação do cidadão e da cidadã de amanhã. Ela disse também que muitas mães estão fazendo o mesmo que ela: abrindo mão da profissão para atender melhor os filhos.
Essa história nos mostra como decisões conscientes podem transformar vidas e comunidades. A iniciativa de Raissa e Everton é um exemplo inspirador, mostrando que priorizar os momentos em família e resgatar a essência da infância são passos fundamentais para a formação de adultos saudáveis e felizes. Que mais famílias sejam incentivadas a permitir que suas crianças vivam uma infância plena, rica em descobertas e marcada pelo amor, a base mais sólida para o futuro.
Notícias mais lidas agora
- Malária é causa de uma morte por ano em Mato grosso do Sul desde 2022
- Moradores ficam sem indenização e ainda precisam conviver com fedor irreparável no Parque do Lageado
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- VÍDEO: Mulher cai de terceiro andar do Condomínio “Carandiru” em Campo Grande
Últimas Notícias
Luiz segue desaparecido 17 dias após viagem para MS e família pede informações
A filha da vítima informou que Luiz Gomes viria para Campo Grande para morar com uma outra pessoa
Vereadores de Amambai terão reajuste de 5,3% nos salários a partir de fevereiro
Os vereadores do município de Amambai, distante 354 quilômetros de Campo Grande, terão seus subsídios mensais (salários) reajustados em 5,3% a partir de fevereiro, segundo publicação no Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (20). O primeiro ato da mesa diretora, comandada pelo vereador Darci José da Silva (PSD),…
Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
Novo presidente da Casa, Papy (PSDB) acredita que ‘caminho’ é aumentar subsídios para os empresários do ônibus
Travesti que teve 90% do corpo incendiado pedia ajuda para salvar cachorro que sofreu queimaduras
Provocações em boate antecederam tentativa de assassinato na madrugada desse domingo (19)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.