Pular para o conteúdo
Opinião

Recolher condenados nas ruas

Aristóteles Drummond
Admin -
Aristóteles Drummond - Jornalista e Grande Benemérito da Associação Comercial do RJ

Uma medida elementar na luta para diminuir a violência urbana no Brasil, especialmente no , passa por medida elementar que seria levar para as prisões os condenados que são moradores de rua ou que vivem nas comunidades. Os modernos meios de identificação facial facilitam muito o trabalho.

Infelizmente não existe no curto prazo outra solução que não a do aumento da nossa capacidade carcerária, com novos presídios, preferencialmente longe dos centros urbanos e com bloqueio de celulares.

O discurso das esquerdas tem sido a de que bloquear sinais de celulares prejudica os funcionários dos presídios. Uma imensa hipocrisia, pois os estabelecimentos penais possuem centrais de telefone fixo, com ramais que facilitam alcançar os funcionários.

A prisão ainda é a melhor e mais natural forma de se inibir a prática criminosa. A impunidade, como a existente, estimula. Abrir vagas no sistema poderia ser através da liberdade condicional, com o recolhimento entre às 19 e 7 horas daqueles apenados por infrações sem violência, e o rigor na aplicação de penalidades nos que transgredirem as normas estabelecidas. Tem sido comum nas famosas “saidinhas” ocorrências criminosas envolvendo beneficiados com a medida. Ou absurdos como conceder o benefício nos dias dos pais e das mães a condenados pelo dos pais. O terço dos que não regressam, quando recolhidos, devem perder o direito ao benefício.

A demagogia equivocada no Brasil gerou absurdos na proteção dos marginais e na intimidação dos policiais, que é outra maneira de avanços na violência urbana.

Entre os absurdos desta nova esquerda, está acusar de preconceituosa a ação policial, quando não pode existir a imunidade por raça, opção sexual, classe social. Todos são iguais e a ação policial deve ser dirigida segundo dados oficiais sobre registros de eventos criminosos. Nos transportes públicos, deveria ser obrigatório o uso de camisa, como sempre foi. Assim como o controle sobre motos para verificação de porte de armas, mais de um celular, droga, cordões e relógios, alvos mais comuns da ação criminosa na orla da zona sul e Centro da cidade. As comunidades estão cheias de motos roubadas de trabalhadores. É preciso fiscalizar identificando o condutor com a documentação da motocicleta. A prioridade à zona turística não é privilégio, é preservação do emprego e das atividades econômicas na região. Na periferia, urge ordem nos trens e nos coletivos. Nos finais de semana, tem sido comum passageiros viajarem no teto dos ônibus, sempre descamisados, na Zona Sul.

Policiais são mortos, inclusive quando identificados fora do serviço, e não despertam protestos dos setores de esquerda, na política e nas mídias. Mas um condenado, , autor de crimes de sangue, se morre no confronto, logo se procura culpar o agente policial. Não parece correto. Policial erra por vezes, bandido erra sempre.

O clima de violência, acrescido da impunidade, vem provocando distorções desagradáveis e incompatíveis com uma sociedade civilizada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Últimas Notícias

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.