Pular para o conteúdo
Opinião

Precisamos renovar para melhorar

Consolida-se entre aqueles que conhecem um pouco de nossa história a percepção de que o Brasil viveu seus melhores momentos entre 1815, quando elevado a Reino Unido, e 1889, quando um momento infeliz derrubou a monarquia e aquele que não se duvida ter sido o maior dos brasileiros, D. Pedro II.
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond - Jornalista e Grande Benemérito da Associação Comercial do RJ

Aristóteles Drummond

Consolida-se entre aqueles que conhecem um pouco de nossa história a percepção de que o Brasil viveu seus melhores momentos entre 1815, quando elevado a Reino Unido, e 1889, quando um momento infeliz derrubou a monarquia e aquele que não se duvida ter sido o maior dos brasileiros, D. Pedro II.

Um passeio pela história revela a qualidade dos homens públicos, como Duque de Caxias, Marquês do Paraná, Visconde do Rio Branco e seu filho Barão do Rio Branco, Marques de Tamandaré, entre outros, a competência dos empresários rurais e empreendedores relevantes, como Barão de Vassouras e D Veridiana Prado ,no café e na indústria em que o Barão de Mauá foi o nome maior. E a presença de uma atividade cultural respeitada e rica. Tivemos o maior período de absoluta liberdade de imprensa.

O prestígio internacional não se baseava apenas na personalidade de nossos estadistas como D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, mas nas sólidas relações comerciais e culturais com os países mais adiantados. As viagens de Pedro II foram marcadas pelos encontros de alto nível com governantes, intelectuais, cientistas e permitiram muito progresso naqueles anos. A viagem às nações germânicas que vieram a formar e Alemanha, por exemplo, merece ser conhecida e tem boa obra de autoria de D. Carlos Saxe-Coburgo, seu ilustre descendente.

Lembrar agora a qualidade de nossos governantes, homens públicos e notáveis, é relevante para atenuar a baixa autoestima dos brasileiros pelo desastre no comportamento do atual e do ex-presidente. Não merecemos esta perda de qualidade no trato dos assuntos públicos.

Em algum momento erramos, mas a sociedade ainda tem valores para promover e sustentar uma virada para a ordem e o progresso que a República prometeu, mas não proporcionou.

Não só a classe política tem valores a serem melhor aproveitados, mas surgem em outras áreas uma nova geração sólida e preparada. Exemplo maior do respeito e admiração das forças vivas da nacionalidade é o competente, corajoso e patriota Roberto Campos Neto. Nos colocaria num patamar da mais alta qualidade. Ainda temos quadros de excelência nas Forças Armadas e entre os diplomatas. E o povo hoje sabe identificar o quem é quem.

Tanto quanto à tragédia gaúcha é a inundação de erros na gestão do país, nos colocando em risco institucional, econômico e social. Falta de nível em tudo quanto é lado.

Consola lembrar que do fundo do abismo não se passa. E em matéria de políticos estamos no fundo. Poucas exceções.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Um ‘sim’ coletivo: 45 casais celebram o sacramento do matrimônio em Santuário

Já tradicional, a cerimônia é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Política

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Com bandeiras e cartazes, os manifestantes se posicionam em defesa da democracia, contra o golpe, pela taxação dos super-ricos e pelo fim da jornada 6x1 de trabalho