Pular para o conteúdo
Opinião

O instituto popular na hora de votar põe brasil acima de tudo

Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

 A nova composição do Congresso registra, além da renovação sempre saudável, o reconhecimento popular aos que fazem da política um compromisso que vem do berço. São políticos que exercem a militância na cordialidade, no interesse público, na educação recebida. E o eleitor sábio, escaldado, experiente, renovou mandatos de parlamentares de qualidade.

No Rio, destacam-se dois deputados federais de atuação positiva na Câmara, em projetos, nas comissões e na defesa dos interesses do Estado em meio a grave crise que vivemos e superamos. São eles: Júlio Lopes e Hugo Leal. Há de se saudar também a mudança de estadual para federal de Marcelo Queiroz e a volta de Laura Carneiro. Quando se fala em conservadores, deve-se lembrar que os puros são os que defendem o progresso com prudência, ordem, moderação, conciliação, sem arroubos, contestações descabidas. Conservador na é populista.

Ainda em se tratando de Rio, registra-se a sabedoria popular de não abrigar candidaturas que vieram buscar no Estado asilo pelo eventual repúdio em seus estados de origem. O caso da ex-senadora Heloísa Helena, que foi deputada estadual e vereadora em Alagoas e, sem espaço pelo seu radicalismo, veio se candidatar no Rio.

Fator de estabilidade e bom senso no Congresso tem sido a presença de veteranos, com muitos mandatos bem exercidos.

Minas é rica nas famílias com gerações no exercício de cargos ou mandatos, reelegeu Paulo Abi-Ackel, Aécio Neves, Lafayette Andrada, Rodrigo de Castro, todos filhos de grandes políticos.

Seja lá qual for o resultado dessa eleição, o não viverá dias harmoniosos. A divisão, a contestação e a negação podem nos levar à beira do abismo e só mesmo a sabedoria com respaldo na experiência poderá nos salvar. E, para tal, terá de contar com este time plural, mas com o denominador comum de honrar a classe política, que é um dos pilares da democracia, com competência, habilidade e autoridade.

O povo tem mostrado instinto, faro para perceber o odor dos que fizeram da vida pública trampolim para ambições pessoais, paixões ideológicas, compromissos alheios aos exemplos de patriotismo de nossa história desde o Império. E memória para não esquecer fatos reentes de corrupção e condenações. 

Apesar da campanha recheada de ódios e deformações do papel institucional dos poderes, deve votar discreta e decididamente pela solução mais justa neste segundo turno. Neste sentido, do Brasil acima de tudo, deve-se registrar o patriotismo do Senador eleito Sergio Moro, que colocando de lado diferenças com o Presidente  saiu em defesa do voto consciente no Presidente.

Os mais humildes darão uma lição aos que, com frieza e irresponsabilidade, querem levar o país ao caos. O momento é grave!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vacinação

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Mundo

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

O Boeing 747-800 é estimado em 400 milhões de dólares (2,26 bilhões de reais)

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses