A oposição democrática
Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Não pode existir democracia sem oposição. E liberdade de imprensa e eleições livres são os pilares do regime que foi consagrado pelos povos mais avançados econômico e culturalmente.
Temos sofrido de um equívoco por parte de nossas oposições, desde 64 até os dias de hoje. Eles deixaram, em parte, de cumprir o seu nobre papel de criticar de maneira construtiva, apresentando alternativas ao que discorda, assim como denunciar casos que agridem o interesse público, incluindo os de corrupção. Deram ao papel de criticar o de destruir, negar, sabotar, prejudicar os governos com objetivos eleitorais. Este é o grande ataque à democracia, especialmente quando esta oposição deixa o Congresso e a Imprensa para se estabelecer no judiciário, que anda palpitando onde não é chamado, gerando um poder paralelo de fato.
Essa oposição ganha espaços na medida em que os governos se mostram despreparados para esclarecer o que deve ser esclarecido e corrigir o que deve ser corrigido. O erro está em ambos os lados. Falta a coragem e a simplicidade com as quais Itamar Franco convidou o então senador Antônio Calos Magalhaes para lhe levar os casos de corrupção que havia se referido em audiência, e esta foi feita de portas abertas com a presença da imprensa.
Os casuísmos proliferam em nossa história republicana recente. Desde o impedimento ilegal do presidente Collor, julgado depois de renunciar, punido com a suspensão de seus direitos políticos, que, 20 e poucos anos depois, foi repetido com o processo da presidente Dilma, que não renunciou e teve seus direitos políticos mantidos, em vergonhosa manobra de um nomeado por seu partido. Privilégio que se mostrou inócuo, pois foi corrigido pelo povo de Minas Gerais no pleito a seguir, negando-lhe o mandato de senadora que buscava.
Alguns governadores têm demonstrado competência ao lidar com as oposições e conseguem governar sem maiores problemas. O mesmo, como se sabe, não ocorre a nível federal, onde gerar e alimentar atritos parecem ser programa de governo.
Seria melhor para todo mundo, e para o regime que todos dizem defender, se governos e oposições cumprissem seus papéis com sentido cívico e patriótico.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.