Pular para o conteúdo
Opinião

Reforma Eleitoral 2021

Ano novo e nova reforma eleitoral, agora a de 2021, que já era esperada, mas nesta tem uma grande novidade, a extensão e profundidade que ela, a Reforma Eleitoral, está sendo proposta. Logo no início do ano legislativo o novo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arthur Lira (PP-AL), criou o Grupo de Trabalho, para […]
Arquivo -
Reforma Eleitoral 2021
Dr. Fernando Baraúna

Ano novo e nova reforma eleitoral, agora a de 2021, que já era esperada, mas nesta tem uma grande novidade, a extensão e profundidade que ela, a Reforma Eleitoral, está sendo proposta.

Logo no início do ano legislativo o novo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arthur Lira (PP-AL), criou o Grupo de Trabalho, para aperfeiçoar e sistematizar a legislação eleitoral, isto é, reformar o Código Eleitoral, que é de 1965 e que já passou por inúmeras microrreformas, e a criação de um Código de Processo Eleitoral, sendo este a grande novidade.

A Reforma Eleitoral, Código Eleitoral e Código de Processo Eleitoral, tem como proposta sistematizar, nestes dois Códigos, toda legislação eleitoral que hoje encontra-se regulamentada em várias Leis esparsas como é o caso da Lei das Eleições, Lei dos e Lei das Inelegibilidades.

A proposta é audaciosa e necessária, pois visa a discussão de temas novos e a rediscussão de temas já, em tese, consolidados, como a propaganda eleitoral, eleitoral, regulamento do plebiscito e do referendo, coligações proporcionais, sistema eleitoral de votação, apuração, totalização e divulgação dos resultados, nulidades e novas eleições, competências da Justiça Eleitoral, julgamentos nos Tribunais Eleitorais entre outros temas.

Porém, no meio do caminho temos uma pandemia e a Eleição de 2022, que pode, pela complexidade e dificuldade da participação ampla do eleitor nos debates, ser transformada em uma nova microrreforma.

Isso se verifica na instituição, pela Câmara dos Deputados de uma outra Comissão, esta como Relatora a Deputada Renata Abreu (PODE-SP), que tem como objetivo mudar o sistema eleitoral no país e rediscutir o fim das coligações, tudo para o próximo pleito Eleitoral de 2022.

Com isso, os Partidos Políticos, que tiveram desempenho insuficiente no último pleito eleitoral, para Prefeitos e Vereadores, visualizando as movimentações a respeito do tema, estão mais cautelosos em desistir de suas legendas, como é ocaso dos 15 Partidos Políticos, das 33 legendas existentes no país, que tiveram menos de 2% dos votos totais nas eleições de 2020.

São muitas reformas eleitorais, para pouco tempo, pois para terem eficácia nas Eleições Gerais de 2022, deverão estar sancionadas e publicadas no início de outubro de 2021.

Assim, as novas lideranças políticas e os futuros candidatos e candidatas, deverão ficar atentos com os debates e com o desenrolar dessas Comissões, pois caso ocorra alguma mudança nas regras do jogo e se for seguir as regras pretéritas serão finalizadas nos últimos segundos do último dia previsto para a sua validade, isto é se não mudarem, também, o requisito da anualidade das normas eleitorais.

 

Por isso, fiquemos atentos e participantes.


*Fernando Baraúna, Advogado e sócio proprietário do Escritório BARAÚNA, MANGEON e Advogados Associados, Ex-Procurador Geral do Município de – MS, Especialista em Tributário e Eleitoral, membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB – DF, pós-graduando em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário – PUC/RS e assessor jurídico em várias administrações municipais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Iza rebate críticas por perdoar traição de Yuri Lima: ‘Ninguém tem nada a ver’

Antes de evento em Campo Grande, Nikolas Ferreira vai a Dourados para Expoagro 2025

Empresa que prometia redução de juros de dívidas é alvo da polícia e mulher é levada para a delegacia

Lei Aldir Blanc deve garantir quase R$ 7 milhões para projetos culturais até 2029 em Dourados

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi executada a tiros em casa pelo filho do amante em MS

Conab

Com salários de R$ 8 mil, concurso da Conab encerra inscrições nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

BR-163 em MS tem 11 trechos interditados nesta quinta-feira; confira

Além das interdições, 20 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga em MS

Política

Vereadores mantêm veto de Adriane em lei de motoentregadores em Campo Grande

Adriane Lopes vetou o artigo que definia os endereços para instalação dos pontos dos motoentregadores

MidiaMAIS

Amostradinhos de ‘mão-leve’ passam vergonha em novo exposed do Véio da Havan: ‘MS sempre presente’

Não aprendem mesmo? Exposed mensal de Luciano Hang não tem desencorajado moradores de Mato Grosso do Sul a furtarem unidades da loja

Polícia

Mulher é presa em praça central após forçar adolescente a tocá-la nas partes intimas

Caso é investigado pela Depac de Dourados como importunação sexual