Pular para o conteúdo
Opinião

Reforma Eleitoral 2021

Ano novo e nova reforma eleitoral, agora a de 2021, que já era esperada, mas nesta tem uma grande novidade, a extensão e profundidade que ela, a Reforma Eleitoral, está sendo proposta. Logo no início do ano legislativo o novo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arthur Lira (PP-AL), criou o Grupo de Trabalho, para […]
Arquivo -
Reforma Eleitoral 2021
Dr. Fernando Baraúna

e nova reforma eleitoral, agora a de 2021, que já era esperada, mas nesta tem uma grande novidade, a extensão e profundidade que ela, a Reforma Eleitoral, está sendo proposta.

Logo no início do ano legislativo o novo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado (PP-AL), criou o Grupo de Trabalho, para aperfeiçoar e sistematizar a legislação eleitoral, isto é, reformar o Código Eleitoral, que é de 1965 e que já passou por inúmeras microrreformas, e a criação de um Código de Processo Eleitoral, sendo este a grande novidade.

A Reforma Eleitoral, Código Eleitoral e Código de Processo Eleitoral, tem como proposta sistematizar, nestes dois Códigos, toda legislação eleitoral que hoje encontra-se regulamentada em várias Leis esparsas como é o caso da Lei das Eleições, Lei dos Partidos Políticos e Lei das Inelegibilidades.

A proposta é audaciosa e necessária, pois visa a discussão de temas novos e a rediscussão de temas já, em tese, consolidados, como a propaganda eleitoral, financiamento eleitoral, regulamento do plebiscito e do referendo, coligações proporcionais, sistema eleitoral de votação, apuração, totalização e divulgação dos resultados, nulidades e novas eleições, competências da Justiça Eleitoral, julgamentos nos Tribunais Eleitorais entre outros temas.

Porém, no meio do caminho temos uma pandemia e a Eleição de 2022, que pode, pela complexidade e dificuldade da participação ampla do eleitor nos debates, ser transformada em uma nova microrreforma.

Isso se verifica na instituição, pela Câmara dos Deputados de uma outra Comissão, esta como Relatora a Deputada Renata Abreu (PODE-SP), que tem como objetivo mudar o sistema eleitoral no país e rediscutir o fim das coligações, tudo para o próximo pleito Eleitoral de 2022.

Com isso, os Partidos Políticos, que tiveram desempenho insuficiente no último pleito eleitoral, para Prefeitos e Vereadores, visualizando as movimentações a respeito do tema, estão mais cautelosos em desistir de suas legendas, como é ocaso dos 15 Partidos Políticos, das 33 legendas existentes no país, que tiveram menos de 2% dos votos totais nas eleições de 2020.

São muitas reformas eleitorais, para pouco tempo, pois para terem eficácia nas Eleições Gerais de 2022, deverão estar sancionadas e publicadas no início de outubro de 2021.

Assim, as novas lideranças políticas e os futuros candidatos e candidatas, deverão ficar atentos com os debates e com o desenrolar dessas Comissões, pois caso ocorra alguma mudança nas regras do jogo e se for seguir as regras pretéritas serão finalizadas nos últimos segundos do último dia previsto para a sua validade, isto é se não mudarem, também, o requisito da anualidade das normas eleitorais.

 

Por isso, fiquemos atentos e participantes.


*Fernando Baraúna, Advogado e sócio proprietário do Escritório BARAÚNA, MANGEON e Advogados Associados, Ex-Procurador Geral do Município de – MS, Especialista em Tributário e Eleitoral, membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB – DF, pós-graduando em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário – PUC/RS e assessor jurídico em várias administrações municipais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

‘Tentei parar, mas não deu tempo’, diz motorista que atropelou idosa na Avenida Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher no começo da noite desta sexta-feira estava indo para a cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina