Pular para o conteúdo
Opinião

Quem foi Adhemar de Barros

No último dia 22, completaria 120 anos um dos mais importantes  políticos  do século XX. Adhemar de Barros, um paulista aristocrata, formado em medicina no Rio de Janeiro, com mestrado na Alemanha e residência médica na França no final dos anos 1920. Em 1934, entrou para a política e, quatro anos depois, recebeu, muito jovem … Continued
Arquivo -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

No último dia 22, completaria 120 anos um dos mais importantes  políticos  do século XX.

Adhemar de Barros, um paulista aristocrata, formado em medicina no Rio de Janeiro, com mestrado na Alemanha e residência médica na França no final dos anos 1920. Em 1934, entrou para a política e, quatro anos depois, recebeu, muito jovem para a época, o convite de Getúlio Vargas para ser o Interventorl em São Paulo.

Foi o primeiro grande empreendedor do Brasil. Ousado, construiu as duas primeiras autoestradas brasileiras, ligando São Paulo a Santos (Via Anchieta) e São Paulo a Campinas (Via Anhanguera), depois a Castelo Branco, que levou o progresso para a região de Sorocaba. Fundou a Vasp, empresa aérea que marcou presença na aviação brasileira; incentivou a construção de aeroportos por todo o interior; construiu o  mais alto edifício da América Latina, sede do banco estadual; doou o terreno onde está o Masp, o mais importante museu  da América Latina; ampliou a mais importante escola de agronomia do Brasil, em Piracicaba. Lançou as bases da moderna agricultura paulista, até então limitada ao café e à pecuária.

Depois de interventor com tantas realizações, na redemocratização, em 1946, foi eleito governador. Mais tarde, elegeu-se prefeito de São Paulo, onde recuperou as finanças com auxílio de Amador Aguiar, fundador do Bradesco. Voltou para um terceiro mandato, em 1962, durante o qual foi um dos principais articuladores da Revolução de 64, com a qual rompeu dois anos depois e teve seus direitos políticos suspensos. 

No entanto, é o médico que hoje não pode deixar de ser lembrado e consagrado. Foram obras suas: o Hospital das Clínicas, até hoje, 70 anos depois, o maior da América Latina e referência no combate à pandemia; o Hospital Emílio Ribas, centro de pesquisas, de estudos e de atendimento à pandemia; o Instituto Adolfo Lutz, de pesquisas também. Deu ao Butantan   a sua sede e a ampliou para ser o que é no mundo científico. Até o Estádio do Pacaembu, onde se construiu hospital de campanha, foi de seu tempo. Foi estagiário no Instituto Manguinhos, hoje FIOCRUZ. Um gigante de visão e ação.

Adhemar, entretanto, foi alvo da inveja de seus  adversários, acusado que foi de promover uma “caixinha eleitoral” e, diante da impossibilidade de se negar seu acervo de grandes obras, foi definido como o “rouba, mas faz”. Mas, ao morrer, deixou menos do que tinha ao entrar na política. Seu grupo empresarial, que sobreviveu nas mãos do genro João Saad, foi o grupo liderado pela TV Band.

 Foi líder de um partido, PSP,  que chegou a ser o quarto em tamanho no Brasil e que vivia na base de seu prestígio popular. Como era mais homem de ação do que de articulação política, foi traído, de um lado, e atropelado pelo destino, por outro, pois seria o candidato de Vargas, em 1955, não fosse o trágico suicídio, em agosto de 1954. Teve na campanha como seu vice-presidente, o deputado Danton Coelho, o mais leal dos getulistas, e o apoio do General Caiado de Castro, senador pelo Rio, que foi Chefe da Casa Militar Vargas.

Na eleição presidencial de 55, teve em São Paulo um milhão de votos, contra setecentos mil do Marechal Juarez Távora e modestos  duzentos e trinta mil de Juscelino, que ganhou  o pleito.

E sempre venceu no Rio de Janeiro, onde fundou O DIA.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de militar brasileiro que caiu no Rio Apa durante pescaria é encontrado

cruzes

Cruzes furtadas do Cemitério Cruzeiro são abandonadas em matagal

madu tempo

Beba água: Terça-feira será de tempo seco e quente em MS

Mulher é espancada com golpes de madeira na cabeça durante invasão e roubo a casa em MS

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Justiça decreta prisão preventiva de trio flagrado com mais de 230 quilos de cocaína

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Terça-feira de futebol tem quatro partidas pela Copa do Brasil

Participações de destaque são dos times do Vasco, Grêmio e São Paulo

Publieditorial

O que está em jogo no Plano Nacional da Educação e onde MS se insere neste contexto?

Fetems buscar ter 90% de educadores efetivados e se preocupa com a terceirização do serviço público: 'Precisamos de garantias'

Polícia

Cúpula do PCC comprou fazendas na Bolívia na fronteira com MS e usa mercenários para resgate de líderes

‘Tuta’ estava escondido na Bolívia quando foi capturado e extraditado

Famosos

Nasce Davi Yudi, o primeiro filho de Yudi Tamashiro e Mila Braga: ‘Tudo por amor’

Yudi Tamashiro emocionou os seguidores ao compartilhar detalhes do nascimento de Davi Yudi, seu primeiro filho com Mila Braga