Pular para o conteúdo
Opinião

É preciso juízo

Não podemos tapar o sol com a peneira, pois é do enfrentar a realidade que vivemos de maneira objetiva, é o que precisamos. É ato de solidariedade humana. Pelo andar da carruagem, a vacinação no Brasil, considerando a população e a burocracia envolvida, vai levar o ano inteiro para surtir efeito. O mesmo país que […]
Arquivo -
É preciso juízo

Não podemos tapar o sol com a peneira, pois é do enfrentar a realidade que vivemos de maneira objetiva, é o que precisamos. É ato de solidariedade humana.

Pelo andar da carruagem, a vacinação no , considerando a população e a burocracia envolvida, vai levar o ano inteiro para surtir efeito. O mesmo país que vacinou 80 milhões em dois meses contra a gripe não consegue avançar quanto a um vírus mortal, pandêmico. E nem teria vacinas para tal. Mesmo assim, não se vai à para obtermos vacinas.

Além das duas aprovadas para uso emergencial pela Anvisa, existem outras possibilidades que parece não serem consideradas. É como se a velocidade da imunização não estivesse atrelada às condições para a retomada de atividades econômicas, geração de empregos, e paz social.

A vacina russa Sputnik está sendo aplicada em outros países latino-americanos e é sucesso na própria Rússia. Existe convênio assinado com o governo do Paraná, mas nada de objetivo está sendo feito para sua fabricação no Brasil, por laboratório com fábrica em .

As vacinas dos laboratórios americanos, três já em aplicação mundial, são de laboratórios presentes no mercado brasileiro de forma relevante. Não seria complicado agilizar a compra delas. A questão do armazenamento, que inibe o uso em todo território nacional, e o custo bem superior às demais, seriam determinantes, pelo bom senso, a serem comercializadas para o setor privado, que, supostamente, teria mercado com poder aquisitivo para tal. Facilitaria a imunização e aliviaria os estoques do SUS, para uso geral. Ademais, são milhares as empresas dispostas a pagarem para seus funcionários, como condição para a volta menos tensa ao trabalho, que o próprio presidente Bolsonaro tanto defende.

A questão está travada pelo elitismo cruel dos ideológicos de esquerda, que combatem a abertura para o setor privado em nome de uma suposta desigualdade. Como se esta fosse acabar devido a se dar à vacinação da COVID o mesmo tratamento usual, há décadas, às demais vacinas. O grave é que já temos clínicas e laboratórios aptos a uma vacinação de alguns milhões de brasileiros por semana.

O povo, por sua vez, está apático e irresponsável ao resistir aos cuidados consagrados, que são: distanciamento social, uso das máscaras e evitar aglomerações. Nisso, todos têm culpa, e não apenas o presidente.

A República, na união de seus três poderes, tem o dever de mudar esta realidade, de maneira rápida e eficiente, pois, neste momento, a futricaria só pode nos levar à implosão econômica, política e social. A sociedade está perplexa com este desencontro da cúpula dos três poderes com a realidade dramática de metade da população.

A eleição nas mesas  do Congresso pode  ser um bom sinal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Câmeras flagram jovem em ‘surto’ invadindo casa e tentando sair

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

frio

Sem trégua, feriadão em MS será de chuva e temperaturas em queda

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Incêndios na região de Água Clara

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Depois de mais de uma década de uma relação discreta, Mick Jagger e Melanie Hamrick finalmente colocaram fim aos rumores: estão noivos. A revelação foi feita pela própria ex-bailarina de 37 anos em entrevista à revista Paris Match, onde contou, com naturalidade, que o compromisso já existe há “dois ou três anos” — mas, por … Continued

Polícia

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

Autores atuavam na troca de fiação da rede elétrica de Campo Grande e revendiam os fios retirados

Emprego e Concurso

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

As inscrições no concurso público vão de 23 de abril até 25 de maio

Cotidiano

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

Chuvas intensas deixaram rastro de destruição em várias cidades nesta Sexta-Feira Santa