Deus quer que sejas batizado

Como mais de 90% do povo brasileiro acredita em Deus e Jesus Cristo, embora cada qual em diferente grau de fé e, consequentemente, de obediência aos Seus mandamentos e ensinamentos, sinto-me bastante confortável e confiante de tratar aqui de um de Seus assuntos mais importantes: o Batismo, que é precedido do arrependimento e da vontade de seguir o caminho do Senhor.

Deus quer que eu, você, todos nós, sejamos batizados em Seu nome, como parte do grandioso Plano de Salvação. Se assim não fosse, Jesus Cristo, depois de Ressuscitado, não teria dito enfaticamente a Seus apóstolos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do ;

– Ensinando-as a guardar todos as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt. 28:19-20).

O próprio Cristo deu o exemplo de ser batizado por alguém com a autoridade de Deus. Embora não tivesse pecado algum, quando tinha cerca de 30 anos, chegou junto ao Rio Jordão para ser batizado por João Batista, que tentou se opor dizendo: “Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram  os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele” (Mt. 3:14-16).

Todo indivíduo que tiver idade e maturidade suficientes para identificar a diferença  entre o certo e o errado, o Pai Celestial deseja que seja batizado.

Por intermédio de autoridades de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Senhor revelou que a idade mínima das crianças para o batismo é de 8 anos.

 

O batismo inclui uma promessa mútua, ou convênio, entre nós e Deus. Prometemos:

1 – Tomar sobre nós  o nome de Cristo.

2 – Recordá-lo sempre (tornando-nos testemunhas de Deus em todos os momentos e em todos os lugares e carregar os fardos uns dos outros)

3 – Guardar Seus mandamentos.

Em troca, Deus promete que Seu Espírito estará sempre conosco, e mais:

1 – Perdoar nossos pecados.

2 – Derramar Seu Espírito de modo mais abundante sobre nós.

3 – Dar-nos diariamente a orientação e a ajuda do Espírito Santo.

4 – Fazer-nos surgir na Primeira Ressurreição .

5 – Dar-nos a vida eterna.

 

Observe que Ele tem mais a nos dar do que nós a oferecer-Lhe.

Aprendemos nas Escrituras Sagradas que João Batista “[batizou] no deserto, e [pregou] o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados” (Marcos 1:4).

O apóstolo Pedro ensinou: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados” (Atos 2:38).

Após a conversão de Paulo, Ananias disse a ele: “Levanta-te batiza-te e lave os teus pecados” (Atos 22:16).

O batismo por imersão na água é necessário. Antes, porém, a pessoa precisa estar convicta de sua fé em Deus e Jesus Cristo e se arrepender de seus pecados. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressureição. Após o batismo, começamos uma nova vida. Paulo disse:

 

“Ou não sabeis  que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

 

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na  sua ressureição” (Romanos 6:3-5).

Com o Batismo começamos uma vida nova. Essa é a razão por que ele é um novo nascimento.  Jesus disse que, a menos que nasçamos da água e do Espírito, não entrar no Reino de Deus , como pode ser visto em João (3:3-5).

Então, o que está esperando todo  aquele que ainda não foi batizado? Que não renasceu da água e do Espírito? Que não teve seus pecados, por maiores que eles sejam, perdoados pelo Senhor nas águas do Batismo?

O tempo urge!

A hora é agora!

Uma nova e abençoada vida o aguarda!

Seja batizado e procure obedecer aos mandamentos e ensinamentos  de Deus para conhecer e desfrutar da verdadeira e plena felicidade agora e para sempre.

 

*Jornalista e Professor