Por que os homens fogem do casamento?
Foto:

O número de casamentos tem diminuído no Brasil. O IBGE constatou queda significativa em 2019, o 4º ano consecutivo. Os levantamentos não apontam muitos detalhes, porém não há dúvida de que os homens são os que mais temem a vida conjugal. Temem as necessárias mudanças de comportamento e a responsabilidade maior que a vida a dois exige, especialmente se ela começar com uma não planejada.

Outro forte inibidor do casamento está ligado ao sexo fácil, obtido de variadas formas, especialmente dentro do próprio . Muitos relacionamentos duram anos dessa maneira, sem evoluir. Não saem desse estágio porque ele é muito cômodo, principalmente ao homem, que tem um apetite sexual maior e mais constante e que é satisfeito (também) com a namorada, que está a seu dispor, sempre que deseja.

O que poderia levar um homem ao casamento se ele já desfruta das “benesses” de um relacionamento amoroso? Muitos deles inclusive com o direito de dormir na casa dela, ou vice-versa. E o que torna ainda mais “seguro” e “permanente” essa situação é o fato de que esse procedimento tem a aprovação do pai e/ou da mãe.

Pais que não sabem ou não querem impor limites ao namoro e acaba concedendo excesso de liberdade aos jovens e adolescentes. Pais que não sabem dizer “não” para não contrariar o filho, mesmo sabendo que está trilhando um caminho errado. Lamentável e triste esse quadro verificado com relativa frequência no seio da célula mater da sociedade.

É impressionante também a velocidade do tempo que o casal percorre entre o momento em que se conheceram e o instante a primeira relação sexual: uma semana, duas, um mês… não mais que isso, na maioria dos casos. É assustador saber que em muitos namoros o sexo se dá no primeiro dia do relacionamento. Lamentável e triste os valores que os próprios jovens se dão nesses últimos tempos.

Felizmente nem tudo é assim. Existem muitas famílias que educam muito bem seus filhos e filhas, com bons princípios morais e espirituais. Por conta disso, com esse alicerce, mesmo longe da vista da família, eles procuram trilhar o bom caminho, respeitando principalmente essa questão de foro íntimo.

A igreja também exerce um excelente trabalho nesse sentido, na formação de meninos e meninas que entendem, desde cedo, os ensinamentos e mandamentos de Deus e  Jesus Cristo em relação não apenas à lei da castidade, mas também em relação a outras questões delicadas e não menos importante como a honestidade, a integridade e até em relação a vestuário, aparência e linguajar.

Conscientes de que a intimidade física deve ocorrer somente entre marido e mulher e que por ser assim  é que ela é bela e sagrada, muitos jovens de diversas igrejas têm firmado propósito perante Deus e a família, que se preservarão castos para o matrimônio.

Moças e rapazes estão dando grande exemplo de integridade moral e espiritual, ao agir dessa maneira. Suas ações tem proliferado cada vez mais na sociedade, porque entendem que a intimidade física é ordenada por Deus para a criação de filhos e para a expressão do amor entre marido e mulher.

Esses jovens valorosos, ligados às igrejas, não entram nas estatísticas sobre a fuga do casamento, constatada pelo IBGE. Eles procuram sair fortalecidos espiritualmente na vida para assumir com responsabilidade a vida matrimonial desde cedo.  Formam famílias, são felizes e no computo geral os índices de divórcios e separações também são raros.

 


*Jornalista e Professor

[email protected]