Pular para o conteúdo
Opinião

O Brasil ignorado

Conversando e convivendo com estrangeiros de experiência e cultura empresarial, histórica, é comum observar o otimismo em relação ao Brasil – embora com comentários irônicos, sem perder a ternura, quanto às nossas limitações como sociedade amadurecida e informada. A base da simpatia é a maneira de ser do povo brasileiro, alegre, cordial, despretensioso e trabalhador. […]
Arquivo -
O Brasil ignorado
Aristóteles Drummond

Conversando e convivendo com estrangeiros de experiência e cultura empresarial, histórica, é comum observar o otimismo em relação ao – embora com comentários irônicos, sem perder a ternura, quanto às nossas limitações como sociedade amadurecida e informada. A base da simpatia é a maneira de ser do povo brasileiro, alegre, cordial, despretensioso e trabalhador. E a aposta no potencial econômico tem bases sólidas. Mercado interno, potencial de crescimento.

Percebe-se, na análise do investimento estrangeiro, que este vem se retraindo naqueles que visam o curto prazo, nas aplicações financeiras, que devem fechar o ano no negativo de alguns bilhões de dólares, mas há o crescimento naqueles que maturam no médio e longo prazo. São investimentos de grande monta, em quase todos os setores, exceto o financeiro em que, na verdade, o sistema bancário de varejo hoje possui apenas um banco estrangeiro entre os dez maiores.

Uma imaturidade do brasileiro, da elite política e empresarial, é que a pauta da sociedade constatável na leitura dos meios de comunicação é absolutamente inútil, fútil, longe do que possa interessar a uma população de 230 milhões de almas. Destas, boa parte ainda está na economia informal, sem qualificação para o trabalho, com problemas na área da saúde, da habitação e da alimentação.

O Brasil vive discutindo a sucessão nas casas legislativas, a obrigatoriedade ou não da vacina, qual o melhor imunizante e a vida pregressa dos filhos do presidente, quase todos detentores de mandatos populares anteriormente à eleição presidencial. As operações espalhafatosas da , sob proteção judicial, são emoções semanais. Incêndios na época seca, tradicionais aqui e no resto do mundo, virou uma novidade explorada politicamente.

O governo Bolsonaro, apesar de ele ser um colecionador de declarações e atitudes polêmicas, vem realizando uma importante, singular e espetacular mudança na economia e nos costume viciados que envolvem a vida pública do país. O país pouco sabe que a malha ferroviária está sendo duplicada com grandes ganhos na economia nos próximos anos, que a abertura da cabotagem vai permitir melhores custos no acesso de muitos produtos aos centros consumidores e permitir o aproveitamento de negócios até aqui inviáveis pelos custos de transportes. As estradas, por outro lado, estão com suas obras restabelecidas, na rede entregue à gestão privada como nas públicas federais. São dezenas os aeroportos que estarão nos próximos meses expandindo a malha aérea, via aeroportos concedidos, com ganhos econômicos e de qualidade de vida da sociedade.

O Brasil voltou a ser o principal produtor de café do mundo, e de qualidade; o açúcar é a vedete do momento; o etanol brilha, da cana, como do milho; o biocombustível avança; somos líderes mundiais no mercado da carne, da proteína animal. Pouca gente sabe que a maior empresa no mercado argentino é nossa, como no e nos EUA, onde duas das três maiores são brasileiras. Líder na , passando pela primeira vez os EUA.

Estamos na liderança do minério de ferro e no petróleo, nos próximos dez anos, devemos estar entre os cinco maiores do mundo. Nossa capacidade no refino, a ser modernizada com as vendas de ativos da Petrobras, nos fará presença de destaque no mercado mundial.

É uma pena que o subdesenvolvimento prevaleça nas mentes e no comportamento dos setores mais influentes do país, sejam eles públicos ou privados. São elitistas, egoístas e alienados.

 

Mas o povo não é bobo…

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Luciano Huck quebra silêncio sobre polêmica de ex-nora: ‘Não precisa compartilhar’

Golpistas usam logo da prefeitura de Dourados para vender cursos ‘fakes’ para agentes de saúde

Aclamado em Cannes, ‘O Agente Secreto’ será lançado nos EUA pela Neon

Homem morre atropelado em cruzamento e motorista foge sem prestar socorro em MS

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Diretora brasileira Marianna Brennand é premiada em Cannes; conheça sua trajetória

Últimas Notícias

Cotidiano

Confira a escala plantonista em postos de saúde de Campo Grande

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quinta-feira (22) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). O serviço é oferecido 24 horas. Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão … Continued

Política

Ex-diretor da Agereg, Vinícius Campos será a próxima testemunha na CPI do Consórcio

CPI investiga irregularidades e descumprimentos do contrato que afetam a população de Campo Grande, que é obrigada a pagar caro por um serviço sucateado

Polícia

Denúncia de violência doméstica leva PM a descobrir crianças trancadas com armamento em casa

Foram encontradas pistola, espingarda e munições

Cotidiano

Precisa de emprego? Funsat tem 1,8 mil vagas em Campo Grande

São 187 empresas com seleção aberta nesta quinta-feira