Pular para o conteúdo
Opinião

Integralismo para ignorantes

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo -

Integralismo para ignorantesRecentemente, vi nas postagem com comentários de pessoas  supostamente com um mínimo de cultura ridicularizando o Integralismo,  que era abordado por alguém do ponto de vista histórico.  Observações preconceituosas, procurando exorcizar um movimento que  contou com apoio de parcela respeitável da população, em especial nos  meios intelectuais.

Vivendo seu auge nos anos 1930, em que a sociedade brasileira, como a mundial, estava muito dividida entre comunistas e anticomunistas, com um espaço mínimo, talvez de uns 20%, para democratas e liberais. Assim foi que, para deter a escalada da União Soviética, a optou pelo General Franco, a Itália, por Mussolini, Portugal, por Salazar, e o , por Vargas? Este se apresentou como terceira via, mas, na verdade, teve o Estado Novo montado pelo conservador Francisco Campos. Áustria, Hungria e Dinamarca foram outros países que se situaram mais à direita, em oposição as investidas de Moscou.

No Brasil, Plínio Salgado, alvo da chacota de quem nada conhece do assunto, líder do movimento, seu ideólogo maior, era um intelectual de vanguarda, presente na Semana da Arte Moderna, como grande romancista. Aliás, o movimento reuniu o que havia de mais admirável entre nossos homens de saber, como Miguel Reale, Gustavo Barroso, Raimundo Padilha, Padre Hélder Câmara, Alceu Amoroso Lima, Gerardo Mello Mourão, Alberto Cotrim Neto, Guido Mondin, Antonio Gallotti,  e San Tiago Dantas, entre outros. O último, muito jovem, é autor de excelentes textos, alguns reproduzidos nos preciosos Escritos Políticos, organizado por Pedro Dutra e editado recentemente. Muitos, como San Tiago, migraram para a esquerda, mas ridicularizar a passagem deles pelo movimento seria ignorância das circunstâncias da época.

O fato de o Integralismo ter acabado? Plínio morreu em 1979, mas foi deputado até 1975? E as teses daquele momento terem perdido toda e qualquer validade, não elimina o papel que exerceu naqueles anos e a contribuição para que o Brasil não tivesse vivido anos de tensão com o movimento comunista. Este, aliás, também reunia notáveis intelectuais, militares, lideranças operarias.

A visão da história não pode ser emocional, radical, mas, sim, conhecida e avaliada. Não se pode negar ao terrível Stálin, que matou dezenas de milhões na União Soviética, o mérito de ter sido importante na derrota do nazismo, por exemplo.

Ridicularizar o movimento é desmerecer um brasileiro que ganhou admiradores de direita como de esquerda e que era brilhante,  respeitado e estimado como San Tiago Dantas. Entre tantos outros.

Fica o registro!!!


*Articulista e escritor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia irá investigar velocidade e causas do acidente que matou empresário em evento automobilístico

Jovem é agredida e ameaçada após desacordo em programa sexual em Campo Grande

luto

[ BASTIDORES ] Luto tomou conta em MS…

coluna ministro

O ministro da Previdência está na corda bamba depois da Operação Sem Desconto

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

1977 – Por que o governador de Mato Grosso era contra a divisão do Estado?

Últimas Notícias

Famosos

MC Guimê pede Fernanda Stroschein em casamento: ‘Te amo’

Juntos há pouco mais de um ano, MC Guimê anunciou o noivado com a influenciadora Fernanda Stroschein; veja o momento especial

Sem Categoria

Movimento Sem Terra bloqueia BR-060 durante protesto em Sidrolândia

Condutores enfrentam congestionamento em dois sentidos da rodovia na manhã desta segunda-feira

Polícia

Golpistas clonam conta de aplicativo de mensagens e simulam sequestro em Dourados

Moradora de Dourados foi vítima de fraude eletrônico nesse domingo (27). Ela denunciou o casso na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e disse ter sido informada pela irmã que criminosos tentavam aplicar golpes em seu nome. A irmã relatou ter recebido uma mensagem afirmando que a vítima havia sido sequestrada e solicitando dinheiro para … Continued

Cotidiano

MS amanhece com chuvas e frio de 15°C nesta segunda-feira

Previsão indica mais chuvas ao longo do dia