Pular para o conteúdo
Opinião

Fé, antídoto do medo!

Wilson Aquino, Jornalista e Professor, discorre sua livre opinião, a respeito dos obstáculos da vida, propondo soluções por um viés espiritual.
Arquivo -
Fé, antídoto do medo!

A fé e o medo não coexistem dentro de um mesmo indivíduo. Enquanto a fé edifica o homem, tornando-o mais forte e resistente para vencer e superar os obstáculos da vida, o medo, ao contrário, inibe o crescimento e impede a tomada de decisões que poderiam ser imprescindíveis para o sucesso profissional, pessoal, familiar e espiritual da pessoa.

Apesar de pequeno na expressão e na escrita, “fé” é poderosíssima se bem entesourada na mente e espírito do indivíduo. É capaz de produzir grandes realizações e até milagres individuais e coletivos, desde que centralizada em Jesus Cristo.

É um dom Espiritual de Deus, que vem por intermédio do . Exige compreensão e conhecimento corretos de Jesus Cristo, Seus atributos divinos e caráter perfeito.

Quanto maior o conhecimento, entendimento e obediência do homem aos mandamentos e ensinamentos do Senhor, maior será sua fé Nele para que enfrente sempre de cabeça erguida toda e qualquer ameaça e obstáculos da vida.

Em Salmos 23, uma das Escrituras Sagradas mais conhecidas pelo homem, a mais clara e bela definição de como ela, a fé, opera no homem: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa de seu nome”.

Em seguida, a parte que mais nos toca e nos consola: “Ainda que eu andasse pelo vale das sombras da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

O próprio Senhor nos dá outros exemplos de que todo aquele que tem fé recebe o que deseja. Quem não conhece a história bíblica da mulher “que por 12 anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando, antes indo a pior;

Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste”. Ela acreditava que se fizesse apenas isso, tocar as vestes de Jesus, sararia. E isso de fato aconteceu. No mesmo momento o fluxo de sangue secou e foi curada desse mal.

Ocorreu que jesus percebeu que saíra de si poder. “Voltando-se para a multidão, disse: Quem tocou as minhas vestes? ”

“…Então a mulher que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade”. Observe a reação de Cristo e o que disse à mulher: “… Filha, a tua fé te salvou”. (Marcos 5:25-34)

Quando Jesus retornou da transcendental experiência espiritual no Monte da Transfiguração, foi abordado por um pai desesperado cujo filho precisava de ajuda. O pai implorou: “Se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos”.

“Jesus respondeu: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. E o menino foi curado.

Observe que em inúmeros casos como este, o Senhor, que tem o poder de operar grandes milagres e até de ressuscitar os mortos, sempre diz que a vem por meio da fé daquele que busca a ajuda.

Vemos então, nas Escrituras Sagradas, que é de vital importância ao homem desenvolver a fé e vencer as fontes da descrença destrutiva. Pelos ensinamentos Dele, ao comparar a fé a um grão de mostarda, porção suficiente, se interiorizada na mente e espírito do indivíduo, é capaz sim de produzir grandes milagres.

Para aumentar a fé a pessoa precisa se aproximar mais e constantemente de Deus. Isso só é possível por intermédio da oração, da obediência aos Seus ensinamentos e mandamentos e da leitura das Escrituras Sagradas.

Kevin Pearson, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, diz que a pessoa precisa também se conscientizar de que precisa se afastar dos “6 Ds Destrutivos”: dúvida, desânimo, distração, falta de diligência, desobediência e descrença:

“O primeiro é a dúvida. A dúvida não é um princípio do evangelho. Não vem da Luz de Cristo ou da influência do Espírito Santo. A dúvida é uma emoção negativa relacionada ao medo. Resulta da falta de confiança em nossa própria capacidade ou habilidade. Não condiz com nossa identidade divina como filhos de Deus.

A dúvida leva ao desânimo. O desânimo decorre de expectativas frustradas. O desânimo crônico resulta em expectativas mais baixas, menor esforço, desejo enfraquecido e maior dificuldade em sentir e seguir o Espírito. O desânimo e o desespero são a antítese da fé.

O desânimo leva à distração ou falta de enfoque. A distração elimina o próprio enfoque exigido pelos olhos da fé. O desânimo e a distração são duas das mais eficazes armas de Satanás, mas também são maus hábitos.

A distração leva à falta de diligência: um compromisso menor de permanecer leal e fiel e de seguir adiante a despeito das dificuldades e decepções. A decepção é uma parte inevitável da vida, mas não precisa levar à dúvida, ao desânimo, à distração ou à falta de diligência.

Se não for revertido, esse caminho acabará levando à desobediência, que corrói a própria base da fé. Muito frequentemente o resultado é a descrença, isto é, a recusa consciente ou inconsciente em acreditar.

descrença é o estado descrito nas escrituras como a decisão de endurecer o coração. É a perda da sensibilidade”.

Esses Seis Ds Destrutivos corroem e destroem nossa fé. Temos a escolha de evitá-los e vencê-los, pois temos Deus e Jesus Cristo como aliados poderosíssimos e que estão sempre prontos para nos ajudar. Desde que façamos nossa parte e recorramos a eles com toda nossa força e fé.

 

*Jornalista e Professor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)