Pular para o conteúdo
Opinião

Competência e carisma

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo -
Competência e carisma
Aristóteles Drummond

Alguém poderia imaginar qual teria sido o resultado da II Guerra Mundial não tivessem os ingleses a inspiração de colocar no comando do país um homem da estatura de Winston Churchill? Mesmo cometendo equívocos graves, foi ele quem representou a melhor cabeça, com visão e obsessão. Até na bombardeada não faltou quem defendesse uma rendição ou acordo, com o calor dos ataques da poderosa aviação alemã.

O pós-guerra, hoje existe um consenso, teria sido melhor não fosse a irresponsabilidade do eleitor inglês, que derrotou o comandante de sua vitória, que a todos custou sangue, suor e lágrimas.

Existe uma clara falta de lideranças nos principais países ocidentais, deixando um vazio que vem sendo ocupado por forças com objetivos não identificados, mas claramente distantes da prosperidade pelo trabalho e da ordem pública.

O caso de manifestações contra o racismo é emblemático. Onde existe movimento racista? Organização que pregue qualquer tipo de racismo ou preconceito? Existem, sim, pessoas racistas e preconceituosas, que são controladas, na maioria dos países, por uma legislação que pune este tipo de comportamento anormal. No mais, neste mundo em que a violência inquieta as famílias, parece não fazer sentido políticas de inibir a ação policial. As famílias afro-descendentes são as maiores vitimas da violência.

A existência de maior incidência de prisões e conflitos não depende das polícias, e sim das estatísticas. No caso dos americanos de origem africana, a alegação de racismo policial não tem sentido, pois é grande o contingente de policiais negros. Como, aliás, ocorre em outros países como o , em que as polícias militares são majoritariamente compostas por brasileiros não brancos. Uma constatação visível nas ruas. Preconceito é social e não racial. E deve ser combatido é claro.

Só mesmo um líder para enfrentar a incoerência dos que protestam contra a violência, na evidente proteção de infratores, assim como as medidas de cunho econômico que levam à inflação, à desigualdade e ao desemprego. O pretenso racismo tem servido de pretexto para negar valores, levar abaderna as ruas em todo o mundo.

Não é só o Brasil que precisa de reformas para sair do buraco agravado com a . A vantagem será dos que saírem na frente para a atração de investimentos. O Brasil tem todas as condições, o governo tem o projeto de licitações suficiente para garantir a retomada, mas precisa das reformas, de vencer a burocracia, o ambiente de hostilidade ao capital, de preconceito com o lucro, com a proteção ao infrator. A é o país que mais cresce no nosso continente e fez reformas e executou uma firme política de segurança pública.

Não existe segredos para vencer. Existe muita má-fé, demagogia e veneno ideológico para manter o povo nos limites do desespero.

Nas decisivas eleição americana de novembro, líder tem nome: Donald Trump

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
onibus

Justiça aumenta indenização do Consórcio Guaicurus a passageira que se machucou ao ficar presa em porta

Maidê Mahl quebra silêncio após ser encontrada ferida em hotel: ‘Recuperação’

Campo Grande sofre com alagamentos, mas recuperação só ocorrerá após trégua nas chuvas

Dia dos povos indígenas

A voz da terra: línguas indígenas mantêm viva a memória ancestral em MS

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Cotidiano

Assassino de Ivone já havia sido preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Autor tem ficha criminal extensa desde 2011, e possui ‘perfil violento’ segundo a polícia

Famosos

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

No Mesacast BBB, Diego Hypolito ficou de boca aberta com uma declaração que Vilma Nascimento fez contra ele pelas costas; entenda o que rolou

Cotidiano

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Parte da rodovia está com risco de desmoramento

Cotidiano

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Moradores das aldeias de Dourados e cidades vizinhas contam com intérpretes da língua guarani