Pular para o conteúdo
Opinião

Batismo pelos mortos, uma obrigação!

Pode o homem entrar no Reino de Deus sem ser batizado? De acordo com as Escrituras Sagradas, não! Ele não pode. Então, isso implica dizer que todos aqueles que já se foram e que não “renasceram das águas”, mesmo que tenham vivido uma vida digna e aceitado o Evangelho no Mundo Espiritual, não podem ser […]
Arquivo -
Batismo pelos mortos, uma obrigação!

Pode o homem entrar no Reino de Deus sem ser batizado? De acordo com as Escrituras Sagradas, não! Ele não pode. Então, isso implica dizer que todos aqueles que já se foram e que não “renasceram das águas”, mesmo que tenham vivido uma vida digna e aceitado o Evangelho no Mundo Espiritual, não podem ser salvas no Dia do Julgamento Final? Felizmente é possível sim reverter isso, por intermédio do “Batismo pelos Mortos”, autorizado pelo Senhor, por meio de procuradores.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, salvo engano, é a única que exerce essa ordenança de salvação em seus templos sagrados construídos em todo o mundo especificamente para esse e outros fins, de acordo com autorização e orientação do Senhor.

Sobre a importância e necessidade do batismo na vida do homem,  o Senhor é bem claro como se vê em João (3:3-5):

3 – Jesus respondeu-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus;

4 – Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 – Jesus Respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

Então, o batismo é indispensável na vida de absolutamente todo ser humano, desde o início até o fim dos tempos. Jesus também foi batizado para cumprir toda a justiça e para mostrar o caminho a toda humanidade (Mt. 3:13-17).

O fato de nem todos terem a oportunidade de aceitar o evangelho na mortalidade, o Senhor autorizou que se realizassem, por meio de procuradores, batismos pelos mortos. Assim sendo, os que aceitam o evangelho no mundo espiritual podem qualificar-se para entrar no Reino de Deus. Mas aí surge outra questão:

– É realmente possível a pregação do evangelho no mundo espiritual?

– Que prova temos de que isso é necessário e possível?   

A resposta também  está nas Escrituras Sagradas que revelam que Jesus Cristo, na sua passagem pela Terra,  profetizou que também pregaria aos mortos. O Apóstolo Pedro nos diz que isso ocorreu no intervalo entre a Crucificação e a Ressurreição do , como vemos em I Pedro (3:18-19):

18 “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificação , na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão”

De acordo com o Elder D. Todd Cristofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, “a doutrina de que os vivos podem ser batizados e realizar ordenanças pelos mortos vicariamente foi revelada novamente ao Profeta Joseph Smith (ver D&C 124; 128; 132). Ele aprendeu que não só a salvação individual é oferecida aos espíritos que aguardam a ressurreição, mas que eles também podem ser unidos no céu como marido e mulher e ser selados a seus respectivos pais e mães de todas as gerações passadas, assim como seus filhos de todas as gerações seguintes podem ser selados a eles. O Senhor instruiu o Profeta de que esses ritos sagrados só podem ser realizados de maneira adequada numa casa construída em Seu nome, um templo (ver D&C 124:29-36)”.

  1. Todd Cristofferson explica que o princípio do trabalho vicário não deveria ser estranho para nenhum Cristão. No batismo de uma pessoa viva, os oficiantes agem por procuração, em lugar do Salvador. – Não é essa a doutrina principal de nossa fé? Questiona o Elder, a de que o sacrifício de Cristo expia nossos pecados satisfazendo vicariamente as exigências da justiça em relação a nós?

Outra liderança da igreja, Gordon B. Hinckley (1910-2008) afirmou: “Creio que o trabalho vicário pelos mortos se assemelha mais ao sacrifício vicário do próprio Salvador do que qualquer outro trabalho que conheço. Ele é realizado com amor, sem qualquer expectativa de remuneração, compensação ou qualquer coisa do gênero. Que princípio glorioso”.

Oportunas as palavras do Senhor em Romanos (14:9): “Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos”.

E uma das comprovações da importância do batismo pelos mortos e selamento das famílias, realizados com a orientação e autorização do Senhor, encontra respaldo em várias escrituras, como em Mateus (18:18): “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

Para facilitar o batismo pelos mortos, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mantem vivo o maior acervo para pesquisa genealógica do mundo, com dados de milhares de milhares de pessoas falecidas em todo o planeta. Registros (óbito, casamento, nascimento…) de décadas. Esse banco de dados está disponível, gratuitamente a qualquer cidadão, em qualquer país do mundo. As pesquisas podem ser feitas online ou pessoalmente nas unidades da igreja, inclusive no Brasil.

A igreja leva esse trabalho muito a sério porque é um mandamento do Senhor e não um simples serviço à comunidade. Fazer a genealogia da família; o batismo pelos mortos; selamento de marido e mulher para a eternidade; selamento dos filhos aos pais… fazem parte do Plano de Salvação que o Senhor deixou a todos nós, para que possamos ser salvos e, por nosso intermédio, salvar os nossos que já se foram.


*Jornalista e Professor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)