Pular para o conteúdo
Opinião

Amanhã pode ser tarde demais!

Wilson Aquino, Jornalista e Professor, discorre sua livre opinião, a respeito dos obstáculos da vida, propondo soluções por um viés espiritual.
Arquivo -
Amanhã pode ser tarde demais!

A relutância do homem de perdoar o próximo e a si mesmo é um grande inibidor de seu próprio crescimento. Ao preferir cultivar esse sentimento que provoca rancor, revolta e até ódio, o indivíduo se fecha para sentimentos mais nobres que se instalariam em seu peito permitindo ver e sentir a vida de maneira muito melhor, mais colorida, segura e alegre.

Os lares e as famílias são os ambientes e pessoas mais caros ao homem. No entanto, na contramão desse conceito, estes são também os terrenos férteis para as sementes da discórdia, mãe das brigas e desentendimentos, que provocam feridas que não se fecham, e que são carregadas, sem se cicatrizar, por longo tempo e até por toda uma vida.

O fardo de uma ferida aberta é muito pesado. Muito difícil de carregar. Todos aqueles que insistem em viver com mágoas e rancores provocados por conflitos com seu próximo (parentes, amigos, colegas de trabalho, vizinhos…) ou consigo mesmo (autopiedade) passam a se transformar em pessoas amargas, pessimistas, desmotivadas e, consequentemente, tristes. Correm risco inclusive de contrair doenças por conta do entesouramento desses sentimentos ruins no peito.

É lamentável e triste saber que membros de uma mesma família carregam pesados fardos de mágoas, uns dos outros, por longos períodos sem se perdoar. Como podem, pais e filhos, se desentenderem a ponto de provocarem um grave rompimento da cé mater da sociedade? O pior é saber que na maioria dos casos o orgulho prevalece e nenhum dos lados tem interesse de tratar e estancar a ferida.

E para agravar ainda mais esse quadro, agora mesmo, em plena quarentena, onde no Brasil e no mundo o homem se viu obrigado a se recolher no próprio lar, em família, para não se contaminar com o , houve incontáveis rupturas desta célula, provocando milhares de divórcios e separações.

Os números estão sendo contabilizados agora, mas já comprovam que muitas famílias foram incompetentes na convivência por um tempo mais longo com todos reunidos num mesmo ambiente. Lamentável e triste, pois o resultado desse ajuntamento deveria ser ao contrário, ou seja, de fortalecimento dos laços matrimoniais e das relações de pais e filhos, cônjuges, em amor, alegria e carinho.

Infelizmente serão novos relacionamentos interrompidos que provocarão dores e sentimento de revolta e (até) de vingança no coração de jovens e adultos.

Deus, na sua infinita bondade e sabedoria, que nos conhece como ninguém, deixou-nos Suas Escrituras Sagradas para que nos servissem de bússola para trilharmos com alegria, sabedoria e dignidade toda longa estrada da vida. Ele nos ensinou também que devemos perdoar a todos, até mesmo os nossos inimigos. Sua grande sabedoria está alicerçada no fato de permitir que todo aquele que perdoa sente um grande alívio, uma leveza e alegria incríveis no corpo e na alma. Quem O obedece e experimenta essa sensação, compara o alívio com o tirar um elefante das costas.

O homem precisa rever seus conceitos e procedimentos que vão contra o verdadeiro sentido da vida que é viver em harmonia consigo mesmo e com o próximo. E que a família, entre tantos valorosos adjetivos, é sim a mais importante e sagrada célula da sociedade. Assim sendo, perdoar agora é necessário e vital, porque amanhã pode ser tarde demais.

 


 

*Jornalista e Professor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Últimas Notícias

Política

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Pollon admitiu já ter recebido convites de seis partidos diferentes, inclusive do Republicanos

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário