Pular para o conteúdo
Opinião

Simplificar e Rapidez no Judiciário

O poder Judiciário merece todo o respeito e consideração da sociedade. É parte do tripé que divide o país em três poderes, consolidando a democracia. No entanto, é preciso lembrar: Judiciário julga, não legisla. O que, infelizmente, tem ocorrido com grande frequência, causando prejuízos de toda natureza ao país. Chocante nos meios empresariais, daqui e […]
Arquivo -
Simplificar e Rapidez no Judiciário
Aristóteles Drummond

O poder Judiciário merece todo o respeito e consideração da sociedade. É parte do tripé que divide o país em três poderes, consolidando a democracia.

No entanto, é preciso lembrar: Judiciário julga, não legisla. O que, infelizmente, tem ocorrido com grande frequência, causando prejuízos de toda natureza ao país.

Chocante nos meios empresariais, daqui e de fora, foi a intervenção na venda de importante ativo da Petrobras, empresa em fase de recuperação dos desmandos e que forneceria preciosos oito bilhões de reais ao seu debilitado caixa. Decisão de governo e da direção da empresa, que não justifica a intervenção de outro poder. Não era a desejada venda da própria Petrobras, mas de uma subsidiária integral.  Por fim prevaleceu o bom senso, mas com desgaste  para o junto aos mercados pelo inusitado da desastrada decisão monocrática.

Já em dimensão menor, mas importante, a Justiça do resolveu embargar a venda de um terreno da Santa Casa, no Caju, para o cemitério da comunidade israelita. Os idosos residentes e tratados no chamado Socorrinho, ali instalado, já estavam protegidos com remoção para outro imóvel da entidade; não ficariam desamparados. A Santa Casa, como se sabe, atravessa grave crise e o terreno não tem nenhum uso significativo.

A sociedade como um todo até que gostaria que o Judiciário promovesse uma pequena reforma, acredito que de caráter interno dos tribunais, criando  câmaras específicas para julgar em tempo hábil os recursos provenientes de ações sobre  lavagem de dinheiro, corrupção e improbidade administrativa. Assim, afastaria a suspeita da população sobre eventuais privilégios aos que procrastinam com base em bons e influentes advogados. E caros!

O Judiciário sempre foi o poder mais discreto da República, trabalhando em silêncio pelas instituições. Mas os tempos mudaram, a sociedade está vigilante e aqui, como no resto do mundo, a impunidade do chamado “colarinho branco” está acabando. Ainda assim, é preciso apressar o seu fim, simplificando, por um lado, e dando celeridade, por outro. E claro que evitando o abuso da vaidade, que anda beirando o ridículo.

Além da crise econômica e social, acrescentarmos a falta de confiança nas instituições que garantem a democracia seria um perigo muito grande. É preciso uma solução, que, neste caso, independe de recursos financeiros. Basta vontade política e disposição dos responsáveis pelo país. O Congresso parece que acordou para esta realidade e está tocando projetos vitais  de maneira apartidária.

Uma pauta para os três poderes!

*Aristóteles Drummond – Articulista e Escritor.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa