A presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, afirmou que teve uma “reunião excelente” com o presidente da China, Xi Jinping, na manhã desta quinta-feira, 28, em Pequim. Os líderes se encontraram na abertura da cúpula que comemora 50 anos das relações bilaterais. Contudo, von der Leyen defendeu novamente a necessidade de equilibrar o comércio.
“Reequilibrar é uma necessidade e também está no interesse de uma relação mais forte entre nós. O que precisa ser feito é o aumento do acesso de mercado para empresas europeias na China, limitar o impacto externo da capacidade produtiva excessiva e reduzir o controle de exportações”, afirmou. “Em cada um desses tópicos, se nossas preocupações não são endereçadas, a indústria e os cidadãos demandam a defesa dos nossos interesses. Mas nossa preferência é sempre, como fizemos hoje, ter diálogos e encontrar boas soluções negociadas”.
A presidente da Comissão Europeia revelou que os líderes também conversaram sobre a cooperação climática e tiveram um “diálogo intenso” sobre como usar melhor os sistemas de comércio de emissões, promover a economia circular e “trabalhar juntos para formar uma COP30 de sucesso no Brasil”.
Von der Leyen afirmou que “há muito” o que a UE e a China podem realizar juntos ao entender as preocupações e interesses mútuos, destacando a importância das duas economias para a estabilidade global. “Queremos uma relação benéfica para ambos os lados”, reiterou.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***