O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retomou a “taxa das blusinhas” nesta quarta-feira (30), ao retirar a suspensão de isenção de importações de baixo valor no país.
Segundo ordem executiva assinada pelo republicano, pacotes avaliados em até US$ 800 enviados aos EUA fora da rede postal internacional sofrerão “todas as tarifas aplicáveis” a partir de 29 de agosto.
As mercadorias estarão, portanto, sujeitas a uma de duas opções de taxas: uma “tarifa ad valorem”, equivalente à tarifa efetiva do país de origem; ou, durante seis meses, uma tarifa fixa entre 80 e 200 dólares, conforme origem do pacote.
Trump já havia adotado medidas parecidas com encomendas vindas da China. O projeto de lei de impostos e gastos revogou a base legal da isenção “de minimis” globalmente a partir de 1º de julho de 2027.
Segundo informações da Reuters, o volume de remessas desse tipo nos EUA saiu de 134 milhões, em 2015, para 1,36 bilhão em 2024. Atualmente, o país processa mais de 4 milhões dessas encomendas por dia.
*Com informações de agências de notícias
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***