Pular para o conteúdo
Mundo

Trump acusa Brasil e outros países de cobrar tarifas injustas dos EUA

Presidente norte-americano citou o Brasil durante discurso no Congresso
Agência Estado -
Donald Trump (Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou o seu discurso na sessão conjunta do Congresso americano na noite desta terça-feira, 4, ressaltando as medidas tomadas por seu governo nas primeiras seis semanas da administração. Trump afirmou que seu governo estava “apenas começando”. Mais de uma vez, o republicano ressaltou que a sua vitória eleitoral foi um “mandato” da população americana.

A fala de Trump foi interrompida por protestos da bancada democrata e o congressista Al Green, do partido da oposição, foi removido do Congresso.

Após a saída de Green, Trump listou as ações tomadas pelo seu governo em temas como e burocracia federal. O presidente americano também celebrou a saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“O povo me elegeu para fazer o trabalho, e eu estou fazendo isso”, diz Trump. O presidente americano destacou que sobreviveu a múltiplas acusações criminais. Ele acusa o americano Joe Biden de orquestrar as acusações. O republicano classificou Biden como o “pior presidente da história dos Estados Unidos”.

O presidente americano também culpou Biden pela inflação e disse que quer aprovar uma legislação de corte de impostos. “Agora, pela primeira vez na história moderna, mais americanos acreditam que nosso país está indo na direção certa do que na direção errada”, disse Trump.

Tarifas

O republicano também defendeu as tarifas e citou o Brasil como um dos países que “cobram demais dos Estados Unidos”. Na terça-feira, 4, Trump anunciou tarifas de 25% em todos os produtos do Canadá e México, e de 10% em produtos chineses. Ele ressaltou que a medida serve como um incentivo para que empresas estabeleçam fábricas nos Estados Unidos.

A medida é defendida por Trump apesar de um esperado aumento nos preços dos produtos que grande parte dos americanos compram- de café a tomates e gasolina.

Uma pesquisa recente da CBS News/YouGov mostra que 80% dos americanos querem que Trump se concentre na economia e na inflação, mas apenas 29% disseram que acham que ele está priorizando “muito” a inflação.

Elon Musk

Depois de 20 minutos de discurso, Trump citou o bilionário Elon Musk pela primeira vez. O republicano agradeceu Musk por seu trabalho no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e apontou exemplos de como a ajuda internacional americana estava sendo usada antes da volta de Trump à Casa Branca.

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado pelo homem mais rico do mundo, está desmantelando agências governamentais, reduzindo a força de trabalho federal e obtendo acesso a dados confidenciais do governo – tudo em uma tentativa, segundo o departamento, de “restaurar a democracia”.

Mas a maior parte do que o Serviço DOGE dos EUA está fazendo sob o comando de Musk está sob escrutínio legal, com os tribunais analisando se isso viola as leis de privacidade, os direitos dos funcionários federais e os controles e equilíbrios da Constituição.

O DOGE agiu tão rapidamente que está sendo alvo de críticas cuidadosas até mesmo de alguns republicanos, preocupados com o fato de que os serviços básicos do governo – e a manutenção de ameaças contra o país – poderiam ser prejudicados. As pessoas que fazem a manutenção das armas nucleares dos Estados Unidos foram demitidas e depois recontratadas às pressas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
poços indígenas água

Convênio garante R$ 15 milhões a programa que vai levar água para 34 mil indígenas em MS

Michel Augusto torce o pé, perde o bronze no Mundial de Judô e sai carregado por adversário

Grupo de trabalho é formado para planejar Observatório de Segurança Pública em MS

Motorista abandona carro com drogas e adolescente é apreendido pela PF

Notícias mais lidas agora

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

Carpa, palhaço e cruz: o que significam tatuagens no submundo do crime

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

cursos

Inscrições abertas para 70 cursos gratuitos de qualificação em MS

Últimas Notícias

Mundo

Israel promete avião para trazer autoridades brasileiras ‘presas’ na guerra; três delas são de MS

Estão abrigados em um bunker de hotel, onde passaram a madrugada desta sexta-feira (13).

Esportes

Palmeiras leva multa por cantos homofóbicos e arremessos de objetos em clássico com Corinthians

No jogo, foram arremessadas cabeças de galinha na direção do atacante rival Angel Romero

MidiaMAIS

Casal viaja 500 km para ver Natiruts e descobre cancelamento no meio da estrada: ‘falta de respeito’

Banda Natiruts cancelou show em Campo Grande horas antes da apresentação nesta quinta-feira (12)

Polícia

Carpa, palhaço e cruz: o que significam tatuagens no submundo do crime

As tatuagens podem identificar os ‘pares’ dos criminosos