Pular para o conteúdo
Mundo

Tarifas serão negativas para o mundo e impacto dependerá de escopo e durabilidade, diz presidente do BCE

Um dos problemas destacados por Lagarde é a oscilação de preços nos mercados
Agência Estado -
Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde - Reprodução/ X

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta quarta-feira, 2, que a inflação está próxima da meta de 2% na zona do euro, mas pontuou que os dirigentes, ainda tem trabalho a fazer. Em entrevista à rádio Newstalk, Lagarde destacou que será necessário avaliar os efeitos das tarifas americanas sobre a economia da , voltando a afirmar que as medidas serão prejudiciais para a economia global como um todo.

“Previsibilidade está em falta no momento. Não sabemos até hoje (quarta), que é o dia do anúncio, o que será das tarifas. Mas sabemos que serão negativas para o mundo”, afirmou a autoridade, em referência ao anúncio das medidas pelo presidente americano, Donald Trump, previsto para esta tarde. “A densidade e a durabilidade do impacto devem variar dependendo do escopo, dos produtos visados e de sua duração.”

Entre possíveis problemas decorrentes das tarifas, a presidente do BCE pontuou a complicação dos fluxos de comércio, a elevação dos preços de bens e volatilidade dos mercados. Lagarde notou, por exemplo, que há menos disposição de investidores europeus em direcionar recursos para os EUA no momento. “Temos que conseguir atrair esses investimentos para a , tornar nossos mercados mais atrativos. Temos as oportunidades para fazer isso”, disse.

Lagarde evitou comentar diretamente o que autoridades europeias devem fazer para lidar com as tarifas impostas por Trump. “Nosso trabalho no banco central é antecipar e explicar quais serão as consequências em termos de impacto econômico negativo”, disse.

Contudo, a presidente do BCE voltou a defender que a União Europeia aumente sua independência em relação a outros países. Lagarde citou como exemplo a dependência de tecnologias dos EUA e da , principalmente no setor de pagamentos digitais, e pontuou a necessidade de fortalecer a infraestrutura europeia, colocando este setores sob controle local.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Não paguei de pirraça e não vou pagar”, diz cliente acusada de dar golpe em salão de Campo Grande

Ex-Fazenda Lidi Lisboa termina namoro e desiste do Power Couple Brasil

Número de mortos por terremoto em Mianmar já ultrapassa os 3 mil

Sejuv

Oportunidade para jovens: Sejuv oferta 50 vagas de empregos nesta quinta

Notícias mais lidas agora

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Taxas de Trump devem impactar mais de 50 produtos de Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Caminhonete foi flagrada em alta velocidade antes de bater contra árvore em Campo Grande

br-163

‘Concessão, inadimplência e seus impactos’: Câmara volta a discutir problemas da BR-163 em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de 350 tomam vacina da gripe no 1° dia de drive na 14 de julho

Vacinação no Quartel dos Bombeiros acontece os sete dias da semana; confira horários

MidiaMAIS

Mãe do beato Carlo Acutis quer vir para Campo Grande conhecer o lugar onde tudo começou

Padre de Campo Grande responsável por divulgar Carlo Acutis para o mundo mantém contato com a mãe do beato e já foi várias vezes à casa dela na Itália

Transparência

Reviravolta: Advogado processa fazendeiro que denunciou desembargador do TJMS ao CNJ

Fazendeiro perdeu R$ 30 milhões e alegou conluio do advogado com desembargador para o prejudicar, mas CNJ 'enterrou' denúncia

Cotidiano

Chuva provoca queda de árvore de grande porte, atinge carro e interdita avenida de Dourados

Equipes da Defesa Civil foram rapidamente acionadas para remover os galhos e liberar o trânsito na região