Pular para o conteúdo
Mundo

Rússia ataca Ucrânia com drones, após conversa de Putin e Trump sobre cessar-fogo

Presidente russo negou pedido de Trump sobre cessar-fogo
Agência Estado -
Reproduçaõ/ Redes Sociais

A lançou uma série de ataques com drones que atingiram áreas civis e danificaram um hospital na Ucrânia na madrugada desta quarta-feira, 19, após a recusa do presidente russo, Vladimir Putin, de apoiar um cessar-fogo total de 30 dias durante conversas com o presidente dos EUA, .

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que os ataques continuam a atingir a infraestrutura energética da Ucrânia, apesar do acordo de Putin para cessar imediatamente bombardeios à rede elétrica. Para Zelenski, a recusa de Moscou em interromper todos os ataques prova a necessidade de aumentar a pressão sobre Moscou para impedir que Putin prolongue a guerra.

“Isso confirma que devemos continuar a pressionar a Rússia em prol da paz”, disse Zelenski, na noite de terça-feira (18). “Somente uma interrupção real dos ataques da Rússia à infraestrutura civil pode sinalizar um desejo genuíno de acabar com essa guerra e se aproximar da paz,” acrescentou.

A Casa Branca descreveu a conversa telefônica entre Trump e Putin como o primeiro passo de um “movimento em direção à paz”, que eventualmente poderá incluir um cessar-fogo marítimo no Mar Negro e, em última instância, levar ao fim absoluto do conflito

Não houve nenhuma indicação, no entanto, de que Putin tenha recuado de suas condições para um possível acordo de paz, que são contestadas por Kiev.

Logo após os dois líderes encerrarem sua longa ligação telefônica, sirenes de ataque aéreo soaram em Kiev, seguidas por explosões.

Os ataques com drones atingiram a infraestrutura civil ucraniana e um hospital em Sumy. Drones russos também foram relatados sobre as regiões de Kiev, Zhytomyr, Sumy, Chernihiv, Poltava, Kharkiv, Kirovohrad, Dnipropetrovsk e Cherkasy.

O Ministério da Defesa russo, por sua vez, disse nesta quarta-feira que suas defesas aéreas interceptaram 57 drones ucranianos sobre o Mar de Azov e várias regiões russas.

Separadamente, autoridades na região de Krasnodar, na com a Península da Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 2014, relataram que um ataque de drones na região provocou um incêndio em um depósito de petróleo.

Zelenski e Trump

Zelenski disse que pretende conversar com o presidente Trump nesta quarta-feira para saber mais detalhes sobre o diálogo com Putin. “Hoje, farei contato com o presidente Trump”, disse Zelenski, durante entrevista coletiva em Helsinque com o presidente finlandês, Alexander Stubb. “Discutiremos com ele os detalhes dos próximos passos”.

Zelenski declarou que o acordo de Putin para interromper ofensiva contra a infraestrutura de energia está “muito em desacordo com a realidade”, após a série de ataques de drones da última madrugada.

Fonte: Associated Press.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contrato para revitalizar antiga rodoviária de Campo Grande é prorrogado pela prefeitura

Coreia do Sul pretende fechar acordo comercial com os EUA antes do dia 1º

Audiências públicas discutem impacto da construção de dois novos residenciais em Campo Grande

Pollon protocola 12º pedido de impeachment contra presidente Lula

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Gominho polemiza com ‘indireta’ após morte de Preta Gil: ‘Quem não fez, que chore’

Últimas Notícias

Mundo

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Suposta traição, fim do casamento, demissões; confira tudo o que se sabe sobre o suposto caso de infidelidade flagrado em show do Coldplay

Polícia

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Familiares ficaram desesperados ao ver o rapaz morto

Cotidiano

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal regista queda de 97,12% em incêndios em julho

Em Corumbá, cidade que bateu recordes de queimada, as equipes do Corpo de Bombeiros estão mobilizados para combater incêndios na área urbana durante a estiagem

Trânsito

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Concessionária garantiu que irá apurar o caso