Pular para o conteúdo
Mundo

Rubio volta a defender transferência de palestinos e classifica plano de ‘ousado’

Secretário de Estado dos Estados Unidos defendeu plano do presidente Donald Trump de que os EUA assumam o controle de Gaza
Agência Estado -
Em visita a Israel, Rubio disse que Hamas precisa ser destruído e erradicado
Foto. Reprodução, X

O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Marco Rubio, classificou o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, de transferir a população palestina para fora de Gaza e reconstruí-la sob o controle dos Estados Unidos de “ousado”. E voltou a defender a estratégia do presidente americano. “Pode ter chocado e surpreendido muitos, mas o que não pode continuar é o mesmo ciclo em que repetimos várias vezes e acabamos exatamente no mesmo lugar”, disse Rubio durante sua primeira visita ao como principal diplomata americano. Ele também defendeu que o Hamas deve ser “destruído”.

Antes da declaração de Rubio, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país e os EUA estão amplamente alinhados em sua visão para o Oriente Médio, mencionando uma estratégia comum. Isso inclui agir para conter a influência do Irã e interromper suas ambições nucleares, bem como executar a proposta contenciosa de Trump para que os EUA assumam o controle de Gaza.

O gabinete do primeiro-ministro israelense disse que Netanyahu também falou neste domingo com o enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, informando-o de que ele convocaria seu gabinete de segurança na segunda-feira para discutir as negociações da fase dois do cessar-fogo em Gaza.

Em coordenação com Witkoff, Netanyahu instruiu sua equipe de negociação a viajar para o Cairo na segunda-feira para discutir a implementação contínua da primeira fase da trégua, informou seu gabinete. Após a reunião do gabinete de segurança, a equipe receberá instruções sobre as negociações da fase dois.

Trump pediu ao e à Jordânia que acolhessem refugiados palestinos enquanto a região é reconstruída, o que pode levar mais de uma década. A proposta foi bem recebida por autoridades israelenses, mas rapidamente rejeitada pelos governos árabes, que temem que o deslocamento em massa de palestinos possa resultar em seu exílio permanente.

O Egito está liderando um esforço de estados árabes para tentar formar uma alternativa, mas não está claro se isso apaziguaria Trump. O plano provisório, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, é manter os palestinos no lugar e formar um comitê de tecnocratas para administrar a região. Palestinos treinados por forças árabes forneceriam segurança. Autoridades egípcias agora buscam fontes de públicas e privadas em toda a região e esperam realizar uma conferência de doadores para garantir compromissos [Com informações da Dow Jones Newswires]

🟡 Receba notícias direto no seu WhatsApp

Participe do grupo do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.

Clique aqui para participar

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira