O Vaticano dará início a uma série de rituais após a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21). No período conhecido como Sé vacante – quando não há um Papa em atividade -, a Igreja Católica terá um governo temporário, liderado pelo camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo irlandês Kevin Joseph Farrell.
Ele fará a transição de governo e irá conduzir a organização do conclave, período de eleição de um novo papa.
Antes, porém, a Igreja fará cerimônias de Francisco, que já começam nas próximas horas. Às 13h (horário de MS), ocorrerá a missa de sufrágio, em Roma, realizada pelo cardeal Baldo Reina. Já às 14h, serão feitos ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão, em cerimônia presidida pelo camerlengo Farrel.
Papa Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Pelas regras da igreja, o enterro deve acontecer entre quatro e seis dias após a morte.
Durante nove dias consecutivos, serão celebradas missas de luto e oração pela alma do papa, conhecida como “novendiales”.
Escolha de novo papa
A eleição de um novo líder do Vaticano começa entre 15 a 20 dias após a morte do papa. O Colégio dos Cardeais, composto por 252 cardeais de todo o mundo, elegem um novo representante durante o conclave.
Eles ficam fechados dentro do Vaticano e fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo.
A votação é feita de maneira secreta, e para um papa ser eleito, deve receber ao menos dois terços dos votos. A votação se repete até que um candidato receba a quantidade de votos necessária. Se após 34 votações não houver um consenso, os dois últimos mais votados disputam uma “segundo turno” entre eles.
Após a eleição, a Igreja pergunta se ele aceita o cargo. Caso concorde, o religioso deve também escolher um nome. Em seguida, ele é levado para um ambiente conhecido como “Sala das Lágrimas”, onde veste as vestes papais.
Por fim é anunciado à multidão na Praça de São Pedro. O pontífice é apresentado diretamente da sacada da Basílica, onde é proclamada a frase “Habemus Papam” (Temos um Papa).
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!