Pular para o conteúdo
Mundo

Portugal: urnas abrem; ex-primeiro-ministro vota e pede combate à abstenção

O pleito é disputado por 21 legendas
Agência Estado -
portugal
Bandeira de Portugal (Reprodução, Freepik)

As eleições legislativas portuguesas deste domingo (18) já estão em curso. As urnas abriram às 8h, 4h na hora de , e têm previsão de se encerrarem às 19h no horário local. Apenas os Açores abriram e fecharão uma hora mais tarde, devido ao fuso horário.

O ex-primeiro-ministro de Portugal Luís Montenegro (PSD, Partido Social Democrata, centro-direita), derrubado do cargo em meio a escândalos envolvendo conflitos de interesse da empresa de sua família, já votou. Em conversa com jornalistas, chamou a população para votar, frisando a necessidade de se combater a abstenção. Outros líderes partidários e parlamentares também já foram às urnas neste domingo, em Portugal.

Votam todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos. Ao todo, são 10 milhões de eleitores, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), que poderão eleger os 230 deputados da Assembleia da República. Portugal é um semipresidencialismo unicameral.

Com apenas o Partido Liberal Social (PLS) como estreante, o pleito conta com 21 legendas em disputa. Mas os olhos se voltam para o PSD; o Partido Socialista (PS), de esquerda e principal nome da oposição; e o Chega, de extrema-direita e que também fez oposição ao PSD diante de uma recusa dos sociais-democratas em se unir aos extremistas.

Ontem, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, discursou chamando os eleitores a votar e dizendo que não comparecer às urnas seria “meter a cabeça na areia”. Rebelo ainda fez referência ao presidente americano Donald Trump. “O mundo de 2025 é radicalmente diferente do mundo de 2024. O regresso ao poder do atual presidente norte-americano implicou, em quatro meses, mudanças enormes nas relações com a , a Rússia e a , imprevisibilidade na economia internacional, maiores responsabilidades para nós, europeus, para nós, portugueses”, disse o presidente.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Últimas Notícias

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.