O alto comissário da ONU para os Direitos Humano, Volker Tüker, afirmou nesta sexta-feira, 28, que a situação no Hiati tem se agravado, com grupos armados controlando mais territórios e atacando com violência a população.
Ao apresentar seu relatório anual sobre a situação no país caribenho, Türke falou ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que os grupos criminosos, tem ganhado mais espaço na capital, Porto Príncipe, e na periferia, e se apoderam de infraestrutura vital.
Segundo Türke, os grupos às vezes se unem para realizar ataques e superam em quantidade a capacidade ofensiva das forças de ordem. “As gangues matam gente comum e punem brutalmente aqueles que desobedecem suas regras e suspeitos de colaborar com a polícia ou com os grupos de autodefesa”, acrescentou.
Haiti é um dos países mais pobre das Américas, e está em crise de segurança desde o ano passado, quando a capital do país foi invadida por criminosos, com objetivo era forçar o então primeiro-ministro, Ariel Henry, a renunciar.
Entre julho de 2024 e fevereiro de 2028, mais de 4.200 pessoas foram assassinadas e 1.356 ficaram feridas, segundo registros feitos pelo escritório de Türke.
Para o especialista da ONU para os direitos humanos no Haiti, William O’Neill, é preciso que os países parem com o fluxo de armas e munição para ilha.
(Com informações da Carta Capital)
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!