Pular para o conteúdo
Mundo

NYU retém diploma de estudante após fala sobre Gaza

Universidade alegou quebra de regras e disse que ele “enganou” sobre o conteúdo do discurso
Evelyn Mendes -
Reprodução/ Transmissão NYU

A formatura da de Nova York (NYU) virou notícia — e não pelos motivos tradicionais. O estudante Logan Rozos teve o diploma retido após usar seu discurso de encerramento para falar sobre a situação na Palestina e acusar Israel de genocídio na Faixa de Gaza.

Rozos foi escolhido pela própria turma para discursar na cerimônia da Escola Gallatin, mas, segundo a universidade, ele teria apresentado um texto diferente do que realmente falou no palco. Resultado: a NYU classificou o ato como quebra de compromisso e anunciou que o diploma dele está “segurado” enquanto avalia possíveis punições disciplinares.

Na fala, Rozos disse que não poderia ignorar “as atrocidades que estão acontecendo na Palestina” e chamou o que acontece em Gaza de genocídio, citando ainda o apoio político e militar dos Estados Unidos a Israel.

“Falo por todas as pessoas de consciência, todas as que sentem o dano moral desta atrocidade”, disse o estudante. O público reagiu de forma mista: teve aplauso de alunos e até no palco, mas também algumas vaias.

NYU diz que ele desrespeitou regras

Depois da cerimônia, o porta-voz da NYU, John Beckman, soltou um comunicado dizendo que o aluno “mentiu sobre o discurso que iria fazer” e que violou as regras da universidade.
“A universidade está retendo seu diploma enquanto buscamos ações disciplinares”, afirmou. Beckman disse ainda que o momento da formatura foi “roubado” e que a fala “abusou de um privilégio concedido”.

A biografia de Rozos, inclusive, desapareceu do site da Escola Gallatin na noite do dia seguinte à cerimônia.

Repercussão em meio ao clima tenso nos EUA

A decisão da NYU acontece num contexto de muita tensão nos campi dos EUA. Nos últimos meses, estudantes têm organizado protestos pró-Palestina em diversas universidades, e, em várias delas, como a própria NYU, houve repressão, prisões e sanções contra alunos e professores.

Só na NYU, segundo o jornal estudantil Washington Square News, já foram abertos mais de 180 processos disciplinares relacionados a protestos sobre a guerra em Gaza.

RELEMBRE O CONFLITO

A guerra atual teve início em outubro de 2023, quando o grupo Hamas atacou Israel, deixando 1.200 mortos e levando 251 reféns, segundo o governo israelense.

Desde então, Israel vem promovendo bombardeios intensos na Faixa de Gaza. De acordo com o Ministério da Saúde do território, mais de 53 mil palestinos foram mortos — número que inclui civis e militantes. Israel diz ter matado 20 mil combatentes do Hamas até agora.

Diploma suspenso

Rozos se formou em Crítica Cultural e Economia Política e era membro da trupe de da escola. Ele foi escolhido pelos colegas para discursar e, apesar da suspensão do diploma, ganhou apoio de grupos pró-Palestina.

O Conselho de Relações Islâmico-Americanas pediu que a NYU libere o diploma do estudante e defendeu o discurso como um “ato de consciência”.

Enquanto isso, grupos pró-Israel continuam pressionando para que estudantes ativistas sejam punidos — alguns até chegaram a entregar listas de nomes às autoridades americanas para possível deportação de estrangeiros envolvidos nos protestos.

*Com informações da CNN

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em dia atípico, UPAs registram baixa procura por atendimento em Campo Grande 

Alarmes disparam e morador é encontrado morto com rosto desfigurado em casa no Guanandi

UFMS está com inscrições abertas para 122 atividades no Festival Mais Esporte

Mulher envenena empadas e mata 40 membros de facção no Haiti

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

‘Menino de ouro’: amigos lamentam morte de motociclista em acidente na BR-262

Últimas Notícias

Cotidiano

Com caso no RS, veja respostas para principais dúvidas sobre potencial da gripe aviária

Em setembro de 2023, Mato Grosso do Sul confirmou o seu primeiro foco de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade. O caso foi detectado em uma pequena criação de aves domésticas de subsistência localizada na cidade turística de Bonito. A sensação de insegurança e riscos, tanto para a saúde pública como para a economia, ganharam … Continued

Polícia

Dupla é presa no interior de MS tentando levar para SP mais de 60 kg de maconha

A dupla já possui passagem por tráfico de drogas, segundo a Polícia

Polícia

MP pede que ex-servidor que matou pescador em rio vá a Júri Popular

Promotoria argumentou que há indícios de que Nivaldo de Souza estivesse em alta velocidade, embriagado e que não teria prestado socorro à vítima

Brasil

Disputa de território entre Tibau e Icapuí tem novo capítulo e intervenção do Governo do RN

Governo potiguar criou um grupo de trabalho após a reinstalação da placa de divisa entre os municípios