Pular para o conteúdo
Mundo

Naufrágio de embarcação de migrantes deixa 7 mortos nas Ilhas Canárias

A embarcação transportava pelo menos 100 pessoas
Evelyn Mendes -
Reprodução/ Canarias Ahora

Pelo menos sete mulheres e meninas morreram e seis crianças ficaram feridas nesta quarta-feira (28), quando uma embarcação que transportava dezenas de migrantes naufragou ao chegar ao porto da ilha espanhola de El Hierro, no arquipélago atlântico das Ilhas Canárias.

“Até o momento, o naufrágio de uma embarcação em La Restinga resultou em sete mortes: quatro mulheres, uma menor de 16 anos e duas meninas, cada uma de 5 anos”, informaram os serviços de emergência das Ilhas Canárias (112) em uma mensagem na X. 

Além disso, duas crianças ficaram gravemente feridas por e quatro outros menores ficaram feridos, embora os serviços de emergência não tenham especificado a gravidade.

Imagens da televisão pública espanhola mostraram a embarcação completamente virada, enquanto dezenas de migrantes em pânico tentavam escalar o casco para pular no barco de resgate que estava ao lado. Outros permaneceram na água agarrados às boias salva-vidas que lhes foram atiradas, em meio a uma grande confusão.

“Vidas perdidas”

A precária embarcação de madeira foi localizada a 6 milhas de La Restinga e foi escoltada até aquele porto por uma lancha de patrulha do Salvamento Marítimo, “mas, durante o desembarque, o cayuco (canoa) virou, lançando seus ocupantes na água”, explicou a Guarda Costeira em um comunicado. 

“Durante o desembarque, algumas pessoas que viajavam no cayuco se aglomeraram em um dos lados, fazendo com que ele adernasse e virasse”, continuou o Salvamento Marítimo, enfatizando que o desembarque é “o momento mais delicado da operação”, especialmente “porque as embarcações estão em condições de segurança precárias e sobrecarregadas”.

Equipes do Salvamento Marítimo, da polícia, da Cruz Vermelha e até mesmo membros dos clubes de mergulho do porto foram mobilizados para auxiliar no resgate, acrescentou o comunicado. 

Dois feridos, um menino de 3 anos e uma menina de 5 anos, estavam em estado grave devido ao afogamento, enquanto outras quatro crianças sofriam de dispneia (asfixia), segundo os serviços de emergência.

A embarcação transportava pelo menos 100 pessoas, estimou Alexis Ramos, porta-voz da Cruz Vermelha em El Hierro, à emissora pública TVE. 

“A tragédia vivida em El Hierro deve comover a todos. Vidas perdidas em uma tentativa desesperada de encontrar um futuro melhor. Devemos estar à altura. É uma questão de humanidade”, escreveu o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, na rede X.

Milhares de migrantes morreram nos últimos anos na perigosa rota atlântica da África para a , principalmente através das Ilhas Canárias, localizadas na costa noroeste da África, a bordo de embarcações sobrecarregadas e frequentemente em ruínas. 

Após um recorde no ano passado (quando um total de 46.843 imigrantes irregulares chegaram às Ilhas Canárias), a taxa de chegadas ao arquipélago diminuiu significativamente, situando-se em 10.882 entre o início de 2025 e meados de maio, uma queda de 34,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo a ONG ‘Caminando Fronteras’, pelo menos 10.457 migrantes morreram ou desapareceram enquanto tentavam chegar à Espanha por mar entre 1º de janeiro e 5 de dezembro de 2024.

*Informações AFP e UOL

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Últimas Notícias

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo