Pular para o conteúdo
Mundo

Ministros de Comércio da UE não veem vencedores em batalha de tarifas com EUA

'Está muito claro que não haverá vencedores', disse Baranowski, ministro de Desenvolvimento Econômico da Polônia
Agência Estado -
Alta de tarifas de Washington foi a maior em um século (Fotos: Getty Images e Reprodução)

A forte elevação de tarifas anunciada na semana passada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, poderá levar a uma repetição da Grande Depressão, alertou o ministro de Desenvolvimento Econômico da Polônia, Michal Baranowski, nesta segunda-feira, 7. “Está muito claro que não haverá vencedores”, disse Baranowski, que preside nesta segunda uma reunião de ministros do comércio da (UE) em Luxemburgo.

Baranowski ressaltou que a alta de tarifas de Washington foi a maior em um século, acrescentando que movimentos semelhantes feitos em 1930 agravaram a contração da economia global e levaram a um aumento do extremismo político e de conflitos. “É isso que está em jogo, e espero que todos aprendamos com a história”, disse.

Além de discutir a resposta da UE às tarifas de Trump, Baranowski disse que os ministros considerarão medidas para proteger as empresas do bloco de desvios de comércio por parte de empresas da e de outros países.

Se companhias chinesas, por exemplo, constatarem que a demanda por seus produtos enfraqueceu porque as tarifas os tornaram mais caros para os compradores dos EUA, elas provavelmente tentarão buscar clientes em outros lugares e reduzirão seus preços com esse intuito.

Também no encontro de Luxemburgo, o ministro do comércio da Suécia, Benjamin Dousa, disse que seu governo apoiará medidas bem direcionadas e proporcionais em resposta às tarifas, mas acrescentou que todas as opções estão na mesa, incluindo medidas que mirem empresas de tecnologia dos EUA.

No entanto, o vice-primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, argumentou que qualquer iniciativa contra empresas de tecnologia, muitas das quais têm sua sede europeia em Dublin, representaria uma “escalada extraordinária” no conflito. “É a opção nuclear”, disse Harris, referindo-se ao acionamento do Instrumento Anticoerção, medida que seria necessária para atingir empresas de tecnologia.

Ministros do comércio declararam preferir uma solução negociada para o conflito comercial. “Se tudo isso acabar com tarifas zero em ambas as direções, será o melhor resultado”, disse Dousa.

O ministro da economia da , Robert Habeck, disse que a justificativa dos EUA para as tarifas e “absurda” e criticou o bilionário Elon Musk, que recentemente pediu a remoção das barreiras comerciais entre os EUA e a Europa.

“Se ele tem algo a dizer, ele deve ir ao seu presidente”, disse Habeck, acrescentando que os comentários de Musk refletem preocupações sobre o destino de seus negócios.

As vendas de carros Tesla na Alemanha e em outras partes da Europa despencaram desde que Musk passou a comandar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, pela sigla em inglês) do governo Trump. “Ele está com medo”, disse Habeck.

Ele acrescentou que, embora a UE precise evitar o desvio de comércio, também é importante garantir que o comércio com outros países além dos EUA continue a ser conduzido sob um sistema baseado em regras.

Na reunião desta segunda, os ministros serão informados pelo Comissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic, sobre contatos recentes com os EUA e a China. Fonte: Dow Jones Newswires

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
enquete bbb joao gabriel vitoria diego

Tchau, berimbau? Paredão tem Diego, João Gabriel e Vitória, vote em quem você elimina do BBB 25

Empregos

Com 8,9 mil contratos assinados, empréstimos do Crédito do Trabalhador já somam R$ 60,2 milhões em MS

vander loubet lula

Após apoio de Riedel à anistia, Vander diz que futuro do PT no governo de MS deve ser discutido

Idoso morre no hospital dias após bater bicicleta em moto em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Servidoras do CAPs do Aero Rancho são alvo de operação

stf

STF: para maioria, teto de gasto não se aplica à receita do Judiciário

Últimas Notícias

Cotidiano

Radares voltam à BR-163, após quase um ano com acidentes e mortes na via

Equipamentos ainda não estão em funcionamento, mas presença já ajuda na segurança de moradores

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em seis bairros de Campo Grande

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Cotidiano

Fique atento: Ruas de acesso ao Parque dos Poderes passam a ser mão única

Mudanças forma feitas em ruas do Bairro Cidade Jardim

Cotidiano

Empresa paraguaia lança projeto para reunir fornecedores entre pequenos negócios de MS

Empreendedores receberão consultoria para se reparar para atender empresa paraguaia