Pular para o conteúdo
Mundo

Líderes árabes pedem o fim imediato dos ataques de Israel em Gaza e pressionam por cessar-fogo

líderes afirmaram que rejeitam qualquer tentativa de deslocar palestinos em Gaza
Agência Estado -
gaza
Destruição na Faixa de Gaza (Reprodução, X)

Líderes árabes reunidos em uma cúpula anual em Bagdá pediram neste sábado, 17, o fim imediato dos ataques de Israel à Faixa de Gaza e a permissão para a entrada de ajuda humanitária nos territórios palestinos. Os líderes prometeram contribuir para a reconstrução do território assim que a guerra terminar.

“Exigimos o fim imediato da agressão israelense a Gaza e o fim das hostilidades que estão aumentando o sofrimento de civis inocentes”, afirmam os líderes na declaração final emitida após o encontro, e lida pelo ministro das Relações Exteriores do Iraque, Fouad Hussein. “A ajuda humanitária deve ser permitida em todas as áreas da Palestina”, continua o comunicado.

Os líderes afirmaram que rejeitam qualquer tentativa de deslocar palestinos em Gaza, afirmando que tal medida seria “um crime contra a humanidade e (um ato de) limpeza étnica”. A declaração afirma que os líderes árabes apoiam o apelo do presidente palestino Mahmoud Abbas para a realização de uma conferência internacional de paz que leve a uma solução de dois Estados.

Em março, uma cúpula de emergência da Liga Árabe no Cairo endossou um plano para a reconstrução de Gaza sem deslocar seus cerca de 2 milhões de habitantes. Entre os líderes que participaram da cúpula deste sábado estavam o emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, e o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Siss i. O líder egípcio afirmou que, mesmo que Israel consiga normalizar as relações com todos os Estados árabes, “uma paz duradoura, justa e abrangente no Oriente Médio permanecerá ilusória, a menos que um Estado palestino seja estabelecido em conformidade com as resoluções de legitimidade internacional”.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, também foram convidados para o encontro e pediram a libertação dos reféns israelenses em Gaza e a retomada fluxo de ajuda humanitária para o território sitiado. Guterres afirmou que a ONU rejeita qualquer “deslocamento forçado” de palestinos.

O encontro dos líderes árabes ocorre dois meses após Israel encerrar o cessar-fogo firmado com o grupo terrorista Hamas. Nos últimos dias, Israel lançou ataques generalizados em Gaza e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, prometeu uma nova escalada para perseguir seu objetivo de destruir o Hamas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
brasileirao

Ceará afunda Sport e garante mais uma rodada no G6 do Brasileirão

Sidrolândia decreta emergência na saúde por surto de doenças respiratórias

Davi Brito registra boletim de ocorrência contra Adriana Paula: “Ameaçado”

Plantão no fim de semana é atrativo para famílias se vacinarem

Notícias mais lidas agora

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

multas transporte

STJ manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 86 mil em multas por atrasos nas linhas

Nikolas Ferreira diz que 70% das menções ao agro são negativas e está fazendo ‘trabalho gigantesco’ para fortalecer setor

Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, que se candidatou ao cargo máximo da CBF

Últimas Notícias

Polícia

Professor denuncia assédio sofrido em academia famosa de Campo Grande: ‘pede pra sair’

Vítima descobriu que chefes dificultavam a vida do funcionário para obrigá-lo a pedir demissão da academia

Esportes

Maranhão e Trem vencem últimos títulos estaduais masculinos de 2025

Conquista maranhense foi a 16ª do Bode, 3º maior campeão do estado

Esportes

Isaquias Queiroz garante ouro na Copa do Mundo de canoagem velocidade

Campeão olímpico busca outra medalha no domingo, com Gabriel Assunção

Brasil

Polícia Federal prende na Bolívia substituto de Marcola no PCC

Na lista da Interpol, Tuta é condenado a 12 anos de prisão no Brasil