Israel permite que palestinos retornem ao norte de Gaza pela primeira vez em mais de um ano

Retorno foi ‘uma vitória para o povo palestino e derrota da ocupação israelense’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Palestinos na Faixa de Gaza, em novembro de 2024. (Foto: REUTERS/Abd Elhkeem Khaled)

Israel permitiu nesta segunda-feira, 27, que palestinos voltassem ao norte da Faixa de Gaza pela primeira vez desde o início dos conflitos entre o país e o Hamas, em outubro de 2023, após um acordo de cessar-fogo.

Milhares de palestinos se dirigiram para o norte depois de esperar dias para atravessar. Repórteres da Associated Press viram pessoas cruzando o chamado corredor de Netzarim logo após as 7h (pelo horário local), quando os postos de controle estavam programados para abrir.

A abertura foi atrasada por dois dias devido a um desentendimento entre o Hamas e Israel. O país alegava que o grupo havia alterado a ordem dos reféns que foram libertados em troca de centenas de prisioneiros palestinos. Mediadores resolveram a disputa durante a noite do domingo, 26.

O Hamas disse que o retorno foi “uma vitória para o nosso povo, e uma declaração de falha e derrota para a ocupação israelense e planos de transferência”. Fonte: Associated Press.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

méxico