Israel amplia operação militar na Cisjordânia
Segundo os militares israelenses, mais de 50 ‘terroristas’ foram mortos desde o dia 14
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo com o cessar-fogo na Faixa de Gaza mantido por duas semanas, Israel intensificou as operações na Cisjordânia ocupada O Exército israelense realizou ontem uma grande operação militar com bombardeios no norte do território e destruiu vários edifícios. Segundo os militares israelenses, mais de 50 “terroristas” foram mortos desde o dia 14.
No mês passado, o Exército lançou uma grande ofensiva na Cisjordânia, chamada de “Muro de Ferro”, com o objetivo de expulsar os grupos armados palestinos Hamas e Jihad Islâmica da área de Jenin.
A operação começou no dia 21, dois dias após a entrada em vigor do cessar-fogo em Gaza.
O Exército israelense afirmou ontem que está expandindo uma operação focada no trânsito da cidade de Jenin para Tamun e matou “vários palestinos” em três ataques aéreos no sábado. Testemunhas relataram um grande destacamento de forças israelenses em torno de Tubas e Tamun.
Os militares israelenses disseram que um “grupo tático” havia iniciado operações na área de Tamun e descoberto armas. Eles afirmaram ainda que mataram dois palestinos – um dos quais havia sido libertado no acordo de cessar-fogo de uma semana em Gaza em novembro de 2023 – em um ataque aéreo a uma aldeia perto de Jenin. Segundo o Exército, os dois estariam planejando um ataque
O Ministério da Saúde da Autoridade Palestina, que governa o território, disse, por sua vez, que um homem de 73 anos foi morto a tiros por tropas israelenses em Jenin.
A cidade e o campo de refugiados de Faraa são conhecidos por sua resistência à ocupação israelense da Cisjordânia. Os atos de violência dispararam desde o início da guerra com o grupo terrorista Hamas em Gaza, em outubro de 2023.
Na Cisjordânia, as forças militares israelenses e os colonos mataram pelo menos 881 palestinos desde então.
Segunda fase
Antes de embarcar para Washington, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, disse ontem que discutirá a “vitória sobre o Hamas”, o contra-ataque ao Irã e a expansão das relações diplomáticas com países árabes em seu encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump. A reunião entre eles ocorrerá amanhã na Casa Branca.
O encontro ocorre enquanto mediadores americanos e árabes iniciam o trabalho de negociação da próxima fase de um acordo para encerrar a guerra em Gaza e libertar dezenas de reféns ainda mantidos pelo Hamas.
Netanyahu, que está sob crescente pressão da ala de radicais na sua coalizão de governo para retomar a guerra após o final da primeira fase do cessar-fogo, no início de março, disse que Israel ainda está comprometido com a vitória sobre o Hamas e o retorno de todos os reféns capturados. (Com agências internacionais)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Do Nova Campo Grande ao Leblon, mau cheiro se espalha por 10 km e torna noites insuportáveis
- Encapuzado, motorista de carro mata ‘Dinho da Nhanhá’ a tiros em conveniência
- Apostas de Mato Grosso do Sul acertam a quina e faturam R$ 41 mil na Mega-Sena
- VÍDEO: Carro pega fogo e explode após motorista estacionar em conveniência
Últimas Notícias
Inscrições abertas para seleção estadual de professores temporários
As vagas são temporárias e as inscrições podem ser feitas até 7 de fevereiro
Procuradores podem se inscrever para cargo de corregedor-geral da PGE
Eleitos exercerão mandato de dois anos
Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira
Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento
TJ julga essa semana pedido de liberdade a ex-secretário envolvido em ‘farra’ de licitações
Relator negou liminar alegando que Isaac Cardoso Bisneto só ‘parou’ com a prisão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.