O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, anunciou nesta terça-feira, 25, que o país decidiu se juntar ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A instituição é uma entidade multilateral criada pelos países do Brics. A adesão recebeu confirmação oficial depois de uma série de discussões com a equipe financeira indonésia e uma análise sobretudo do impacto econômico da decisão.
O NDB existe desde 2014 mediante esforços de membros originais, que reúne Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul e tem a presidência da brasileira Dilma Rousseff. O órgão internacional visa financiar projetos de desenvolvimento em países emergentes, informação foi confirmada a agência de comunicação Reuters.
A Indonésia, que se junta ao banco como seu mais novo membro, acredita, conforma a agência de notícias Reuters, que a adesão acelerará a transformação econômica do país, além de fortalecer sua presença no cenário geopolítico global.
“Depois de uma análise do ministro das Finanças e discussões, decidiu ingressar no Novo Banco de Desenvolvimento e seguir os procedimentos necessários”, disse Pabowo Subianto. Com sede em Xangai e centros regionais na África, o NDB tem um capital inicial de US$ 100 bilhões, financiados pelos países fundadores.
O BRICS atualmente representar 40% da população mundial e 35% do PIB global, consolidando-se como um importante bloco econômico e geopolítico. Nos último anos, a adesão ao NDB tem crescido, com 13 países parceiros recentemente se juntando à instituição.
(Informações Revsita Oeste)
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!