Um homem em Xangai, na China, perdeu cerca de R$ 155 mil após cair em um golpe cibernético, segundo informações da mídia estatal chinesa divulgadas nessa quarta-feira (26). Ele acreditou estar em um relacionamento online com uma mulher, que na realidade, era fictícia e gerada por inteligência artificial.
Conforme a emissora estatal CCTV, os responsáveis pelo golpe utilizaram programas para gerar vídeos e fotos realistas de uma jovem imaginária com IA.
Os golpistas fizeram vídeos falsos da “namorada” tentando convencer o homem a transferir dinheiro a ela para abrir um negócio e ajudar um parente com despesas médicas. A vítima transferiu cerca de 200 mil yuans (cerca de R$ 155 mil) para o que ele pensava ser a conta bancária de sua namorada.
Para dar credibilidade à fraude, os criminosos criaram até registros médicos e uma carteira de identidade fictícia. O homem nunca conheceu a suposta namorada pessoalmente. No início de fevereiro, a Meta alertou para que os usuários tenham cuidado com relacionamentos online, com a crescente de golpes com IA.
*Com informações do Tilt UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!