Pular para o conteúdo
Mundo

Hamas e Jihad Islâmica libertam 8 reféns em Gaza na 3ª semana do cessar-fogo

No próximo sábado (1), três reféns devem ser libertados, todos homens
Agência Estado -
israel
Bandeira de Israel. (Divulgação, Pixabay)

O grupo terrorista Hamas libertou oito reféns nesta quinta-feira, 30, na terceira semana do cessar-fogo com na Faixa de Gaza. Os israelenses Gadi Moses, Agam Berger e Arbel Yehud saíram do cativeiro junto com cinco tailandeses. Todos já estão em Israel.

A primeira , a soldado israelense Agam Berger, foi libertada no norte de Gaza, pelo Hamas. Ela foi capturada em uma base militar perto da com o enclave palestino junto de outras quatro militares que foram libertadas no sábado passado, 25.

Agam, de 20 anos, teve que acenar e subir em um palco em frente de uma multidão de palestinos no campo de refugiados de Jabália.

O governo israelense divulgou fotos e vídeos do reencontro da ex-refém com sua família.

Cenas caóticas

Horas depois, o grupo terrorista Jihad Islâmica libertou o restante dos reféns na cidade de Khan Yunis, em frente a casa destruída do ex-líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar, que foi morto pelas forças israelenses em outubro do ano passado.

A libertação destes sequestrados foi adiada por conta da imensa multidão que cercava os carros onde estavam os reféns e os veículos da Cruz Vermelha.

Durante a entrega dos reféns, Arbel Yehud, de 29 anos, parecia atordoada enquanto era escoltada por terroristas da Jihad Islâmica até a Cruz Vermelha.

Os veículos da organização transportaram os reféns para as forças israelenses dentro de Gaza e todos já estão em território israelense.

O governo de Israel indicou que Thenna Pongsak, Sathian Suwannakham, Sriaoun Watchara, Seathao Bannawat e Rumnao Surasak são os nomes dos sequestrados tailandeses que foram libertados, segundo o gabinete do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.

O governo israelense estima que oito cidadãos do país asiático seguem em cativeiro e dois deles são considerados mortos.

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, celebrou a volta dos reféns, mas condenou a entrega caótica dos sequestrados. Ele apelou aos mediadores internacionais do cessar-fogo para que eventos semelhantes sejam evitados.

Prisioneiros palestinos

Israel deve libertar 110 prisioneiros palestinos nesta quinta-feira, mas de acordo com o Canal 12 de Israel, Netanyahu suspendeu a liberação dos prisioneiros como forma de protesto pela maneira que os reféns israelenses foram entregues à Cruz Vermelha.

Cerca de 30 dos prisioneiros que serão soltos estão servindo penas de prisão perpétua em Israel por ataques terroristas contra israelenses. Zakaria Zubeidi, um terrorista que chegou a fugir da prisão em 2021, está entre os que serão soltos.

Os reféns e os prisioneiros deveriam ser libertados no final de semana, mas Israel demandou a libertação de Arbel Yehud nesta quinta-feira porque o acordo de trégua previa que todos os civis deveriam ser libertados antes dos militares. Tel-Aviv chegou a proibir a passagem de palestinos para o norte de Gaza por conta da questão, mas recebeu uma prova de vida da refém e permitiu a passagem.

No próximo sábado, 1º de fevereiro, três reféns devem ser libertados. Dessa vez, todos serão homens. Fonte: Associated Press.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Amores de Preta Gil: cantora ganha homenagens de artistas com quem viveu romances

Acusado de estuprar ex-companheira grávida de 7 meses continuará preso

anhnaguera

De Excel a cuidados com idosos, faculdade oferta cursos gratuitos em Campo Grande

Confeiteira que esfaqueou mulher no Centro vai continuar presa em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

China reage a sanções da UE à Rússia e promete medidas para proteger empresas e bancos

Últimas Notícias

Cotidiano

Semana será de manhãs geladas e tardes com calorão acima de 30°C em MS

A previsão ainda indica tempo seco, com umidade do ar entre 15 e 30%

Cotidiano

Entenda tudo sobre o Pix Parcelado e quais modalidades já existem no Brasil

Além do tradicional, o sistema tem mais oito modalidades funcionando e uma com lançamento marcado para setembro

Trânsito

VÍDEO: Imagens mostram motociclista que morreu batendo em carro de funerária em Campo Grande

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o motociclista Erasmo Feitosa Guilherme, de 67 anos, bateu em um carro de funerária, no sábado (19), na Avenida Ceará, na Vila Célia, área central de Campo Grande.  Pelas imagens é possível ver quando o veículo da funerária cruza a Avenida Ceará e tem a … Continued

Transparência

Imasul reabre prazo para habilitação de eleição do comitê da bacia hidrográfica do rio Miranda

Há uma vaga para seis tipos de segmentos que podem ocupar cadeira no Comitê