Pular para o conteúdo
Mundo

Hamas adia soltura de reféns e Israel ameaça retomar guerra em Gaza

Hamas acusa Israel de dificultar a entrada dos caminhões com ajuda humanitária
Agência Estado -
Compartilhar
(Foto: Força Israelense de Defesa)

O Hamas adiou indefinidamente nessa segunda-feira, 10, a libertação de reféns israelenses que deveriam deixar a Faixa de Gaza no próximo fim de semana. Segundo uma declaração do porta-voz do grupo terrorista, Abu Obeida, a medida foi tomada em razão de supostas violações do acordo de cessar-fogo com Israel.

Segundo o Hamas, Israel falhou em permitir o regresso dos civis palestinos ao norte da Faixa de Gaza e realizou bombardeios em todo o enclave durante o acordo de trégua. O grupo terrorista também acusa Israel de dificultar a entrada dos caminhões com ajuda humanitária.

O governo israelense afirma que apenas bombardeou carros que estavam em uma zona não permitida, mas permitiu a volta de palestinos ao norte do enclave. Um porta-voz do ministro da Defesa israelense, Israel Katz, classificou o anúncio do Hamas como “uma violação completa do acordo de cessar-fogo e do acordo de libertação de reféns”. Katz afirmou que instruiu as de Israel “a se prepararem em alerta máximo para todos os cenários possíveis em Gaza”.

Logo em seguida, o Exército anunciou que começou a reforçar as áreas ao redor da Faixa de Gaza após o anúncio do Hamas. “A área será significativamente reforçada com forças adicionais para missões defensivas”, afirmaram os militares, em comunicado.

A medida ameaça inviabilizar o acordo de trégua de seis semanas alcançado no mês passado, antes do início do governo de , nos EUA. Nas últimas semanas, diversas acusações das duas partes quase acabaram com a trégua, mas os mediadores conseguiram aparar as arestas.

Nesta fase do acordo, o Hamas se comprometeu a libertar 33 reféns capturados nos ataques terroristas de 7 de outubro de 2023 no sul de Israel, em troca de 2 mil prisioneiros palestinos Cinco trocas foram realizadas até agora, com a libertação de 21 reféns e 730 prisioneiros palestinos. A próxima leva de libertações estava marcada para sábado, 8.

Segunda fase

As duas partes concordaram em iniciar as negociações para uma segunda parte da trégua, mas a situação ficou incerta. Caso um acordo seja alcançado para a próxima etapa, o Hamas libertaria o restante dos sequestrados vivos, principalmente soldados homens, em troca de mais prisioneiros e da “retirada completa” das forças israelenses de Gaza.

O grupo terrorista ressaltou que não libertaria os reféns restantes sem o fim da guerra e uma retirada israelense completa do território, enquanto o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, prometeu só encerrar a guerra após destruir as capacidades militares do Hamas.

As negociações sobre os detalhes deveriam ter começado na semana passada, mas Israel enviou autoridades ao Catar sem um mandato para negociar essa fase, de acordo com quatro autoridades israelenses, uma autoridade de um país mediador e um diplomata informado sobre as negociações, que falaram ao New York  sob condição de anonimato para discutir o delicado cessar-fogo.

Reféns

Em uma eventual terceira fase, os corpos dos reféns restantes seriam devolvidos em troca de um plano de reconstrução de três a cinco anos que seria executado em Gaza sob supervisão internacional.

A última libertação de reféns, no sábado, aumentou ainda mais a pressão para Netanyahu, em razão da condição física dos sequestrados. Os israelenses Eli Sharabi, Ohad Ben Ami e Or Levy estavam claramente subnutridos e perderam muito peso.

Em comunicado, o fórum das famílias dos reféns israelenses apelou aos países mediadores para restaurarem o acordo existente “As evidências recentes dos libertados, bem como as condições chocantes dos reféns soltos no sábado passado, não deixam margem para dúvidas – o tempo é essencial e todos os reféns devem ser resgatados com urgência desta situação horrível”, afirmou o fórum, em comunicado. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados