As eleições parlamentares da Alemanha realizadas nesse domingo (23) terminaram com vitória dos conservadores do CDU (União Democrática Cristã), mas teve como principal destaque o desempenho histórico da extrema direita, com melhor resultado dos últimos 80 anos.
O partido AfD (Alternativa para a Alemanha) foi a segunda força do país, e recebeu cerca de 20,8% dos votos, quase o dobro do percentual da última votação, em 2021. Essa foi a maior ascensão da extrema direita desde a Segunda Guerra Mundial, quando Adolf Hitler liderou o país.
Os resultados também refletiram o colapso do governo de Olaf Scholz no final de 2024, que levaram os alemães às urnas. No país, o voto não é obrigatório, mas segundo a agência eleitoral, o índice de participação neste ano foi de 83%, considerado alto para a média alemã.
Vale ressaltar que, ainda que o CDU tenha vencido numericamente, o partido não obteve a maioria necessária para governar. Agora, cabe a Friedrich Merz, líder da sigla, buscar alianças com outros partidos para formar governo.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!