Pular para o conteúdo
Mundo

Extrema direita da Europa celebra vitória na Polônia

Resultado representa um golpe para a agenda de reformas e pró-União Europeia
Agência Estado -
Foto: Reprodução

Os líderes da ultradireita na Europa celebraram nesta segunda-feira, 2, a vitória do nacionalista Karol Nawrocki nas eleições presidenciais da Polônia, resultado que representa um para a agenda de reformas e pró- do primeiro-ministro de centro-direita Donald Tusk.

Nawrocki, um historiador e ex-pugilista amador, venceu o segundo turno das eleições realizadas no domingo com 50,89% dos votos, à frente de seu rival, Rafal Trzaskowski, prefeito de Varsóvia e aliado de Tusk, que obteve 49,11%.

“Parabéns ao presidente Nawrocki por sua fantástica vitória”, publicou nas redes sociais o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. A líder da extrema direita da , Marine Le Pen, disse que a vitória do nacionalista foi uma “boa notícia” e marca um “repúdio à oligarquia de Bruxelas”.

Nawrocki foi apoiado pelo partido populista de direita Lei e Justiça (PiS), que governou a Polônia até a vitória de Tusk nas eleições parlamentares de 2023 — e ainda exerce grande influência no país, principalmente no interior rural e católico.

Embora o papel do presidente polonês seja em grande parte cerimonial, ele tem alguma influência sobre a política externa e de defesa, além do poder de vetar novas leis, o que só pode ser derrubado com uma maioria de 60% no Parlamento, o que a coalizão de Tusk não tem. Ele anunciou ontem que pedirá um voto de confiança no Parlamento.

Rivalidade

Trzaskowski aceitou o resultado e parabenizou Nawrocki pela vitória, segundo ele, “que vem com grande responsabilidade, especialmente em tempos tão desafiadores”. Ele agradeceu aos seus apoiadores por terem acreditado em uma Polônia “forte, segura, honesta e empática”.

Durante a campanha, os dois rivais ofereceram visões opostas e o resultado terá profundas implicações para o futuro político da Polônia e para seu papel na Europa. Trzaskowski, um progressista pró-UE, apoiou a flexibilização da lei do aborto e casamentos civis para casais LGBT+. Nawrocki, que defende valores católicos conservadores, deve vetar qualquer tentativa do governo de implementar medidas progressistas.

O novo presidente da Polônia é um crítico ferrenho da UE. Ele dirigiu o Instituto de Memória Nacional, um órgão de pesquisa estatal acusado de promover um revisionismo da história. Ele, provavelmente, se aliará a outros líderes nacionalistas e eurocéticos, agravando as divisões dentro do bloco em um momento de grandes desafios, como as tarifas dos EUA e a guerra na Ucrânia.

Futuro

Nawrocki substituirá o atual presidente, Andrzej Duda, ligado ao PiS. O período de Tusk como premiê é marcado por dificuldades para alinhar sua coalizão, bastante ampla, o que foi dificultado pelo fato de Duda ser de um campo ideológico oposto — uma situação que deve permanecer inalterada pelos próximos anos.

Parlamentares e líderes de todos os espectros políticos esperam agora que o PiS aproveite a fragilidade da coalizão de Tusk para seduzir deputados moderados e formar uma maioria conservadora no Parlamento, o que pode provocar a queda do governo. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corte de cabelo barbeiro

Procon Municipal encontra variação de 233% nos preços de barbearias em Campo Grande

Família confirma que velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Coveiro acusado de vender túmulo em cemitério público ‘some’ sem devolver dinheiro

Últimas Notícias

Esportes

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Torcida do time paulista demonstraram preocupação diante da relação do técnico com o elenco

Cotidiano

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

A formação tem por objetivo habilitar os pretendentes a adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável

Brasil

Fujão: preso é flagrado tentando fugir por janela de hospital

Policiais penais impediram a fuga do detento

Sem Categoria

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

Raissa vestia um casaco de cor vermelha, blusa de cor rosa, calça jeans e estava de chinelo quando desapareceu no domingo (20)