O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 19, que oferece até 10 milhões de dólares por informação que permita desarticular “os mecanismos financeiros” do grupo libanês pró-iraniano Hezbollah na região fronteiriça entre Argentina, Brasil e Paraguai.
Os Estados Unidos designaram o Hezbollah como “organização terrorista estrangeira” em outubro de 1997. Washington assegura que o movimento, debilitado por uma ofensiva israelense no ano passado, recebe armar, treinamento e financiamento do Irã.
Além disso, o acusa de gerar “ao redor de um bilhão de dólares por ano graças a uma combinação de apoio financeiro direto do Irã, negócios e investimentos internacionais, redes de doadores, corrupção e atividades de lavagem de dinheiro”.
“Incentivamos qualquer pessoa que tenha informação sobre as redes financeiras de Hezbollah na região da Tríplice Fronteira a entrar em contato” com o programa de recompensas através do aplicativo Signal, Telegram e WhatsApp, afirma o Departamento de Estado em comunicado.
Além disso, oferece um número de telefone e promete manter a informação”na mais estrita confidencialidade”.
Oferece uma “recompensa permanente de até 10 milhões de dólares” por dados que permitam desarticular as “redes financeiras de Hezbollah”, na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.
O Departamento alegou ainda em comunicado, que os financiadores do Hezbollah, geram receitas com atividades ilícitas. Foram citadas lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e contrabando dos mais diversos produtos como carvão vegetal, cigarro e até mesmo diamantes.
Desde sua criação em 1984, o programa de recompensa já pagou mais de 250 milhões de dólares, para mais de 125 pessoas de todo o mundo, por contribuírem com a segurança nacional dos Estados Unidos.
*Informações UOL
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.