EUA pressionam Panamá a reduzir influência da China no canal
Casa Branca considera que a atuação de empresas chinesas nos portos que cercam o canal compromete a neutralidade da via, transferida ao Panamá em 1999
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse neste domingo (2), ao presidente do Panamá, José Raúl Mulino, que o país deve reduzir a presença chinesa na região do Canal do Panamá ou poderá enfrentar retaliações do governo de Donald Trump, segundo comunicado do Departamento de Estado americano.
A Casa Branca considera que a atuação de empresas chinesas nos portos que cercam o canal compromete a neutralidade da via, transferida ao Panamá em 1999. Durante a reunião em Cidade do Panamá, Rubio afirmou que o presidente dos EUA já fez uma “determinação preliminar” de que a influência chinesa viola o tratado que rege a administração do canal. “O secretário Rubio deixou claro que esse status quo é inaceitável e que, sem mudanças imediatas, os Estados Unidos terão de tomar medidas para proteger seus direitos sob o tratado”, afirmou o Departamento de Estado.
O governo panamenho minimizou o risco de um impasse com Washington. “Não vejo uma ameaça real ao tratado e sua validade”, disse Mulino, após o encontro. Ele reconheceu que a presença da China nos portos que dão acesso ao canal preocupa os EUA, mas destacou que a concessão da empresa Hutchison Ports, responsável pela operação, está sendo auditada e pode ser revisada. Mulino também anunciou que o Panamá não renovará sua adesão à Iniciativa do Cinturão e Rota da China, acordo que busca expandir a influência econômica de Pequim pelo mundo por meio de investimentos em infraestrutura.
A visita de Rubio ocorre em meio a uma escalada na política externa de Trump na América Latina, com aumento da pressão sobre aliados regionais. No sábado (1º), os EUA impuseram tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá e elevaram em 10% os impostos sobre produtos chineses, provocando retaliações imediatas.
Rubio também cobrou do Panamá maior cooperação no controle da imigração e no combate ao tráfico de drogas, agradecendo Mulino pelo compromisso de reforçar as deportações de migrantes. Segundo o Departamento de Estado, os EUA estudam rever a suspensão de programas de assistência externa na América Central, mas detalhes sobre eventuais exceções ainda não foram divulgados.
O encontro gerou protestos em Cidade do Panamá, onde cerca de 200 manifestantes carregaram bandeiras panamenhas e cartazes contra a presença de Rubio. Alguns participantes queimaram um banner com imagens do secretário de Estado e de Trump, antes de serem bloqueados por forças de segurança no caminho para o Palácio Presidencial. Rubio seguirá viagem para El Salvador, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana nos próximos dias.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Encapuzado, motorista de carro mata ‘Dinho da Nhanhá’ a tiros em conveniência
- Apostas de Mato Grosso do Sul acertam a quina e faturam R$ 41 mil na Mega-Sena
- VÍDEO: Carro pega fogo e explode após motorista estacionar em conveniência
- Pai de santo é assassinado a tiros por ‘filho’ durante trabalho espiritual no bairro Lageado
Últimas Notícias
Ivinhema derrota o Dourados na volta ao Saraivão e se aproxima da liderança
Azulão do Vale derrotou o DAC, atual vice-campeao. Na rodada anterior, superou o campeão Dourados
Milton Nascimento perde o Grammy para Samara Joy, que derrotou Anitta em 2023
Brasileiro concorreu com o álbum Milton + Esperanza – obra composta em parceria com Esperanza Spalding
Naviraiense goleia Aquidauanense em sua primeira vitória no retorno à Série A
Artilheiro Lucas Kosinski marca duas vezes, Wallace e Gustavo completam o placar de 4 a 1, com Lincoln descontando
Acertos de contas e confrontos policiais resultam em sete mortes em Campo Grande
Foram registradas neste domingo execuções ligadas ao crime organizado, um confronto de assaltantes com a polícia e assassinato de líder espiritual
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.