Estados Unidos registram primeira morte por gripe aviária

Homem de 65 anos morreu nesta segunda-feira (6) em Louisiana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Peter Garrard Beck/Getty Images

Um paciente americano que estava hospitalizado com a gripe aviária H5N1 morreu nessa segunda-feira (6), segundo o Departamento de Saúde da Louisiana, dos Estados Unidos. A vítima, que estava internada com graves sintomas respiratórios, foi a primeira morte causada pela doença no país.

O paciente teria contraído gripe aviária após contato com galinhas de quintal e aves silvestres, sendo hospitalizado no dia 18 de dezembro, conforme informado pelas autoridades de saúde do estado.

Segundo os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), cerca de 70 pessoas nos EUA foram diagnosticadas com o vírus desde abril de 2024, decorrente do surto no país.

Desde 2003, mais de 950 infecções por gripe aviária foram registradas em todo o mundo, e mais de 460 pessoas morreram, segundo informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

As autoridades disseram que o risco para a população continua baixo, mas que pessoas que trabalham em contato com aves devem ter cuidado.

“Embora o risco atual à saúde para o público em geral permaneça baixo, as pessoas que trabalham com aves, aves domésticas ou vacas, ou que têm exposição recreativa a elas, correm um perigo maior”, declarou o departamento em comunicado (com informações da CNN e Estadão).

*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante

Conteúdos relacionados