Pular para o conteúdo
Mundo

Estados Unidos registram primeira morte por gripe aviária

Homem de 65 anos morreu nesta segunda-feira (6) em Louisiana
Gustavo Henn -
Foto: Peter Garrard Beck/Getty Images

Um paciente americano que estava hospitalizado com a aviária H5N1 morreu nessa segunda-feira (6), segundo o Departamento de Saúde da Louisiana, dos Estados Unidos. A vítima, que estava internada com graves sintomas respiratórios, foi a primeira morte causada pela doença no país.

O paciente teria contraído gripe aviária após contato com galinhas de quintal e aves silvestres, sendo hospitalizado no dia 18 de dezembro, conforme informado pelas autoridades de saúde do estado.

Segundo os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), cerca de 70 pessoas nos EUA foram diagnosticadas com o vírus desde abril de 2024, decorrente do surto no país.

Desde 2003, mais de 950 infecções por gripe aviária foram registradas em todo o mundo, e mais de 460 pessoas morreram, segundo informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

As autoridades disseram que o risco para a população continua baixo, mas que pessoas que trabalham em contato com aves devem ter cuidado.

“Embora o risco atual à saúde para o público em geral permaneça baixo, as pessoas que trabalham com aves, aves domésticas ou vacas, ou que têm exposição recreativa a elas, correm um perigo maior”, declarou o departamento em comunicado (com informações da CNN e Estadão).

*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Influenciador mais seguido do TikTok é detido por agentes de imigração dos EUA

Após atentado, pré-candidato à presidência da Colômbia segue na UTI

Mustang avalido em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Praça das Águas

Tomada por lixo e mato alto, Praça das Águas vira ponto de insegurança na Afonso Pena

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

Compra de carnes visa a atender alunos da Rede Municipal de Ensino (Prefeitura de Boa Vista, reprodução)

Liminar expedida pelo TCE-MS suspende compra de carnes pela Prefeitura de Japorã

Últimas Notícias

Esportes

Portugal é bicampeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis

Com este título, Portugal agora possui duas taças da Liga das Nações, superando Espanha e França, ambas com uma conquista cada

Esportes

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Partida em Paris durou 5h29 e se tornou a final mais longa da história de Roland Garros

Polícia

Adolescente é encontrado morto com sangramento na boca e no nariz em MS

A suspeita da morte foi por overdose, visto que o jovem estava consumindo bebidas alcoólicas e usando entorpecentes na noite anterior

Esportes

Escolinha do Pezão e Skill Sports conquistam dois últimos títulos da Copa Pantanal de Voleibol

Evento durou 17 dias e teve a participação de 80 equipes, com a realização de 161 jogos, nas quadras do Cemte, Círculo Militar e Ginásio Guanandizão