Entenda o que se sabe sobre novo coronavírus descoberto na China

Um novo tipo de coronavírus foi encontrado em morcegos em Hong Kong, na China, pelo Instituto de Virologia de Wuhan em conjunto com o Laboratório de Guangzhou. O vírus HKU5-CoV-2 pode ter a mesma capacidade de se espalhar entre humanos que a Sars-Cov-2, que causou a pandemia da Covid-19 em 2020. O estudo realizado foi divulgado na última terça-feira (18) pela revista Nature.
Em entrevista à CNN, o infectologista Alexandre Naime informou que o vírus foi identificado apenas em morcegos, e há apenas potencial de ser transmitidos para seres humanos no momento. Ele também afirmou que não é certo que a doença possa oferecer riscos à saúde humana.
“O HKU5-CoV-2 é muito parecido com outro vírus dessa família que causa o resfriado comum, então ele até pode um dia ser transmitido, por exemplo, para aves de consumo e depois seres humanos, mas talvez ele não cause síndrome respiratória aguda grave”, explica Naime.
Além disso, o novo coronavírus apresenta um modo de ligação diferente dos outros CoVs conhecidos. Segundo os pesquisadores, o HKU5-CoV-2 tem melhor adaptação ao ACE2 humano – proteína de várias células do corpo – que a linhagem 1 HKU5-CoV.
Isso pode significar que a doença se espalhe entre os humanos em algum momento. No estudo, já foi confirmada a capacidade do vírus infectar células humanas. Ainda, os cientistas consideram que “o risco de ocorrência do HKU5-CoV-2 em populações humanas não deve ser exagerado”, mas irão fazer maiores investigações sobre o comportamento do vírus.
*Com informações da CNN
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!