Dieta carnívora faz homem ‘vazar’ colesterol pela mão nos EUA

Ele chegou a comer até quatro quilos de queijo e tablete inteiro de manteiga em um dia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/JAMA

Um homem de 40 anos, na Flórida, resolveu praticar uma dieta carnívora visando emagrecer e ter mais disposição. Entretanto, ele obteve outro resultado: com o colesterol em níveis altíssimos, ele “vazou” gordura pelas mãos, fato que foi divulgado pelo Jama (Journal of the American Medical Association).

Após perceber caroços amarelados pelas mãos, pés e cotovelos, o homem procurou atendimento médico e teve constatada a xantelasma, condição que se caracteriza por acúmulo de gordura e colesterol na pele.

Quando perguntado como chegou a essa situação extrema, o paciente revelou que estava fazendo uma dieta carnívora há oito meses, com alta ingestão de gorduras. Entre os alimentos ingeridos diariamente estavam cerca de quatro quilos de queijo, tabletes inteiros de manteiga e hambúrgueres.

Apesar de ter perdido peso com a dieta, seus níveis de colesterol atingiram cinco vezes mais do que o recomendado. Os especialistas alertam que dietas como essas são extremamente perigosas, com risco de desenvolver doenças cardíacas e AVC.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% da população brasileira tem índices altos de colesterol, e não apenas adultos. Uma em cada quatro crianças e adolescentes está com colesterol alto no país, conforme pesquisa recente da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Apesar de ter um fator genético em alguns casos, a principal causa é a dieta (com informações do g1).

Foto: Divulgação/JAMA

*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados